Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

OLIVEIRA, Marinalva S.; TOURINHO, Emmanuel Z. Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos. Estudos de Psicologia (Natal), online, v. 6, n. 1, p. 63-74, jun. 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2161. Acesso em:.

DOI

10.1590/S1413-294X2001000100007
Este estudo buscou comparar o desempenho de alunos da primeira série do ensino fundamental (Grupos 1F e 1IN) e alunos da segunda série do ensino fundamental (Grupos 2F e 2IN), testados no início (IN) ou final do ano letivo (F), na solução de problemas matemáticos. Trinta e oito alunos divididos em 4 grupos foram submetidos ao mesmo procedimento, que consistia da apresentação oral de problemas matemáticos. Após cada resposta, o aluno era questionado sobre a forma de solução. Os dados foram analisados quanto ao índice de acertos e às estratégias empregadas. Os acertos e o uso da escrita foram maiores no Grupo 2F e menores no Grupo 1IN. Os grupos 2F e 1F apresentaram uso mais freqüente de algoritmos. Os resultados também indicam melhor desempenho do Grupo 1F em relação ao Grupo 2IN, sugerindo que a história de freqüência recente à escola favorece o desempenho dos alunos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

OLIVEIRA, Marinalva S.; TOURINHO, Emmanuel Z. Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos. Estudos de Psicologia (Natal), online, v. 6, n. 1, p. 63-74, jun. 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2161. Acesso em:.