A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

TOURINHO, Emmanuel Zagury; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; NENO, Simone. A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda. Estudos de Psicologia (Natal), online, v. 9, n. 1, p. 17-24, abr. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100003. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2165. Acesso em:.

DOI

10.1590/S1413-294X2004000100003
O presente artigo discute um modelo de interpretação da Psicologia, de acordo com o qual conteúdos filosóficos/reflexivos, empíricos e aplicados imprimem uma configuração original à disciplina. Alguns aspectos históricos que estão na base dessa configuração são considerados, a fim de lançar luz sobre a heterogeneidade de objetos, métodos, objetivos e vínculos filosóficos das diferentes abordagens psicológicas. Em seguida, discutem-se algumas implicações do modelo para uma apreciação de certos fazeres (acadêmicos e não acadêmicos) psicológicos contemporâneos. Argumenta-se que o sucesso de cada abordagem psicológica depende, em alguma medida, do reconhecimento do caráter multifacetado do campo da Psicologia e da capacidade de responder de modo consistente e integrado às diferentes demandas sociais que definem esse campo.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Descrição

O Artigo se apresenta em 2 arquivos: um completo e o outro com ERRATA da p. 18 que foi publicada com incorreções.

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

TOURINHO, Emmanuel Zagury; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; NENO, Simone. A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda. Estudos de Psicologia (Natal), online, v. 9, n. 1, p. 17-24, abr. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100003. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2165. Acesso em:.