Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2170
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jul-2002
Autor(es): GALVÃO, Olavo de Faria
BARROS, Romariz da Silva
ROCHA, Aline Cardoso
MENDONÇA, Mariana Barreira
GOULART, Paulo Roney Kilpp
Título: Escola experimental de primatas
Título(s) alternativo(s): Experimental school for primates
Citar como: GALVÃO, Olavo de Faria et al. Escola experimental de primatas. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 7, n. 2, p. 361-370, jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a17v07n2.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200017>.
Resumo: Aproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional.
Abstract: Equating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach discriminations or stimulus relations, to teaching programs used to introduce gradually more complex tasks. The challenge has been to keep the behavior of the "learners" under the control of the task properties, as programmed by the experimenter. Results document the acquisition of generalized identity and indicate the possibility of teaching more complex repertoires that are prerequisite for symbolic behavior and the possible application of the developed technology in teaching such repertoires to persons with difficulties to develop conventional symbolic functioning.
Palavras-chave: Aprendizagem
Cebus apella
Controle de estímulos
Comportamento animal
Macaco-prego
ISSN: 1413-294X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EscolaExperimentalPrimatas.pdf224,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons