Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar

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MENEZES, Aline Beckmann de Castro et al. Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 15, n. 1, p. 79-87, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n1/11.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000100011>.

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Para a Psicologia Evolucionista as diferenças de gênero existentes nas brincadeiras resultam de influências culturais que interagem com uma pré-disposição selecionada na espécie. Objetivou-se investigar se tais diferenças seriam compatíveis com dimorfismo sexual descrito na literatura da área. Setenta e três alunos entre seis e sete anos de uma escola particular foram filmados em quatro sessões de 30 minutos de recreio. Contabilizou-se a freqüência dos comportamentos e os pares com que ocorriam. Posteriormente, 21 crianças foram entrevistadas sobre suas brincadeiras prediletas e suas classificações de brincadeiras segundo o gênero. Pôde-se observar que ambos os sexos participam de atividades similares, mas em interações intra-sexuais. Além disso, observaram-se diferenças topográficas na forma de brincar, de acordo com o sexo. Nas entrevistas, como previa a literatura, foram registradas diferenças entre o relatado e o observado, indicando maior influência cultural sobre o conteúdo relatado.

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MENEZES, Aline Beckmann de Castro et al. Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 15, n. 1, p. 79-87, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n1/11.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000100011>.