Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2411
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Ago-2006 |
Autor(es): | GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
Título: | O efeito da instrução de estratégias de aprendizagem no desenvolvimento da produção oral de alunos de inglês da Universidade Federal do Pará: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The effect of the instruction of learning strategies in the development of the oral production of the English student of the Universidade Federal do Pará: a case study |
Citar como: | GAIGNOUX, Kelly C. M. O Efeito da instrução de estratégias de aprendizagem no desenvolvimento da produção oral de alunos de Inglês da Universidade Federal do Pará: um estudo de caso. 2006. 194 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras. |
Resumo: | Investiga o efeito da instrução de estratégias de aprendizagem no desenvolvimento da habilidade de produção oral de uma turma de 3 nível de língua inglesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará. Essa investigação busca contribuir para um melhor entendimento acerca das questões envolvidas na dificuldade de aprendizagem em relação à produção oral dos aprendizes de língua estrangeira, ao sugerir que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem pode proporcionar resultados mais satisfatórios neste sentido. Tendo isso em mente, oferece ao professor uma nova maneira de lidar com essa questão em sala de aula. Também, proporciona ao aprendiz novos caminhos para aprender a aprender. O quadro teórico subjacente a este estudo encontra-se dentro da perspectiva das estratégias de aprendizagem que se fundamenta, principalmente, na teoria cognitivista. |
Abstract: | It investigates the effect of the learning strategy instruction to the development of the speaking skill with a group from third level learners of English from Curso de Letras at the Federal University of Pará. This investigation aims at contributing to a better understanding of the issues involved in learning difficulties related to learners speaking performance in using a foreign language by suggesting that the explicit instruction of strategies can provide more effective learning. Hence, it offers teachers a new perspective from which to view these issues in the classroom. This study was carried out within the learning strategies framework which is based on cognitive theory of learning and development. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Língua inglesa Ensino Estudo de caso Produção oral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EfeitoInstrucaoEstrategias.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons