Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2419
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 8-Nov-2006
metadata.dc.creator: SANCHES, Maria do Socorro Rayol Amóras
metadata.dc.contributor.advisor1: SARMENTO, Hélder Boska de Moraes
Title: Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública
Other Titles: Weaving yarn between the child's participation and management of public schools
Citation: SANCHES, Maria do Socorro Rayol Amóras. Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública. 2006. 265 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental, localizadas no conjunto Paar, área periférica do município de Ananindeua-Pa, região metropolitana de Belém, no qual reflito sobre o espaço que a escola pública tem reservado à participação da criança a partir da investigação das interações visíveis no ambiente escolar, tendo em vista a idéia de que o espaço escolar não se reduz a indivíduos, mas se constrói por relações sociais. Para tanto, detive-me à análise das representações dos sujeitos envolvidos com a escola sobre a criança e a infância. Esta pesquisa sinaliza, antes de tudo, caminhos que possam desenvolver novas lentes ampliadoras do nosso ângulo de visão, na perspectiva de um aprender a pensar relacionalmente sobre as relações entre adultos e crianças estabelecidas no campo do poder das instituições escolares.
Abstract: It presents the results of a field research made in two fundamental level public state school, situated in PAAR residential, peripheral area of Ananindeua city, in the metropolitan region of Belém, where I reflect on the space that public school has reserved to the childs participation beginning form investigations of the visible interactions in school environment aware of the idea that the school is not the restricted to individuals but its constructed by social relationships. So I concentrated the study on facts concerning the involved in the school around the child and the childhood. This research shows, primarily, ways that can develop new amplifier lens of our visual angle, in the perspective of learning to think about the relationships between adults and children established in the field of the power of the school institution.
Keywords: Amazônia brasileira
Ensino fundamental
Gestão
Crianças
Ananindeua - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Serviço Social (Mestrado) - PPGSS/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_TecendoFiosParticipacao.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons