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dc.creatorSOUZA, Sandro Aléssio Vidal de-
dc.date.accessioned2012-04-27T19:44:06Z-
dc.date.available2012-04-27T19:44:06Z-
dc.date.issued2009-02-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Sandro Aléssio Vidal de. Análise de metodologia baseada no sistema personalizado de instrução num curso introdutório de eletromagnetismo. 2009. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2661-
dc.description.abstractDespite being essential for apprenticeship, the stimulus to the student’s active posture (versus the listener’s one), the respect to the individual learning pace, the formative evaluations and the supply of systematic feedback to the student are frequently outside the classrooms in schools and colleges. A strategy to bring such characteristics to the classrooms is through individualized teaching. One of the individualized teaching procedures most documented and applied is Fred S. Keller’s Personalized System of Instruction (PSI). Intensively used in the 70‟s, thousands of articles were published about PSI, giving vast empirical evidence about its results, which, in general, is superior to other forms of teaching. In spite of that, the application of this method began to decline in the 80‟s. Among the reasons for that, it’s possible to highlight the amount of initial efforts that were necessary to build a course based on the PSI, the possible resistance from teachers and educators due to the change in the teacher’s role from knowledge transmitter to advisor and the necessary logistics to provide a systematic feedback to students. It’s also worth to emphasize that, independently from which factors contributed to the decline in the usage of PSI, its efficiency is unquestionable. At the present work, an individualized teaching methodology based on the PSI was analyzed and experimented in an introductory course of electromagnetism for Physics students at the third college semester at the Federal University of Pará (Brazil). This methodology employed some of the characteristics of the PSI, respecting the features of the subject like the presence of long calculations and absence of tutors. There was evidence that, despite the introduced modifications, the application of the methodology may bring many of the positive results obtained with the application of the PSI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-27T19:43:30Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_AnaliseMetodologiaBaseada.pdf: 658447 bytes, checksum: 571d4260a034e88a512cbfe7737284a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-04-27T19:44:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_AnaliseMetodologiaBaseada.pdf: 658447 bytes, checksum: 571d4260a034e88a512cbfe7737284a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-27T19:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_AnaliseMetodologiaBaseada.pdf: 658447 bytes, checksum: 571d4260a034e88a512cbfe7737284a6 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleAnálise de metodologia baseada no sistema personalizado de instrução num curso introdutório de eletromagnetismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
dc.contributor.advisor1ALVES, Danilo Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642002445572793-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6531739759030095-
dc.description.resumoApesar de fundamentais para a aprendizagem, o estímulo à postura ativa do aluno (versus o de apenas ouvinte), o respeito ao ritmo individual de aprendizagem, as avaliações formativas e o provimento de feedback sistemático ao aluno estão freqüentemente fora das salas de aula nas escolas e universidades. Uma estratégia para trazer tais características para as salas de aula é através do ensino individualizado. Um dos procedimentos de ensino individualizado mais documentados e aplicados é o Sistema Personalizado de Instrução (SPI) de Fred S. Keller. Intensamente usado na década de 70, milhares de artigos foram publicados sobre o SPI, provendo extensa evidência empírica sobre os seus resultados, os quais, em geral, são superiores a outras formas de ensino. Apesar disto, a aplicação do método entrou em declínio na década de 80. Dentre as razões para isto, podemos destacar a quantidade de esforço inicial necessário para se construir um curso baseado no SPI, a possível resistência por parte dos professores e educadores devido à mudança do papel do professor de transmissor do conhecimento para orientador e a logística necessária para prover feedback sistemático aos alunos. Vale ressaltar que, independente de quais fatores contribuíram para o declínio na utilização do SPI, sua eficiência é inquestionável. Neste trabalho, analisamos uma metodologia de ensino individualizado baseada no SPI de Keller, experimentada no contexto de um curso introdutório de eletromagnetismo para alunos de Física do terceiro semestre letivo da Universidade Federal do Pará. A metodologia empregou características do SPI, respeitando as características da disciplina como a presença de cálculos longos e ausência de monitores. Obtivemos indícios de que, apesar das modificações introduzidas, a aplicação desta metodologia pode trazer vários dos resultados positivos obtidos com a aplicação do SPI de Keller.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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