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dc.creatorMACHADO, Diego Ramon Silva-
dc.date.accessioned2012-04-27T20:40:01Z-
dc.date.available2012-04-27T20:40:01Z-
dc.date.issued2010-03-25-
dc.identifier.citationMACHADO, Diego Ramon Silva. A “lição de coisas”: o Museu Paraense e o ensino da história natural (1889-1900). 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2668-
dc.description.abstractThe main focus of this thesis is to reflect about the publicization of the Natural History in Pará during the end of the 19th Century through the science teaching promoted by the Museu Paraense de História Natural e Etnografia (1889-1900). In this study I make an emphasis in the notions of Education and Natural History in the speeches of the persons who are historically evolved with this Institution and in the strategies which were use to promote the science in the state. Thus, I identify some facts that were found in the documents of the Governators of Pará and in the Bulletin of the Paraense Museum, that shows that since the beginning, in 1866, It sought to study the local nature, publicize the results of the researches and promote lessons about the Natural History. I debate the educational importance of the Public Conferences, the formation of Young researchers of Natural History, the Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnografia (1894), and the Zoo botanical Garden, through their own specific characteristics. Therefore, the research is allied of the different subjects and lines of investigation that have been ocupied with the teaching and dissemination of scientific informations of Natural History Museums; It demonstrates the contribution of this analysis to others researchs of publicization and the history of the Natural Science Teaching. Nervertheless, It can be used as theoretical and methodological support to comparative studies in this field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-27T20:39:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_LicaoCoisasMuseu.pdf: 717596 bytes, checksum: 9c16c2c7170bb3173bcb95a15951adb1 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectHistória naturalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMuseu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)pt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleA “lição de coisas”: o Museu Paraense e o ensino da história natural (1889-1900)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::HISTORIA NATURAL-
dc.contributor.advisor1ALVES, José Jerônimo de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586790409626243-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073919730757682-
dc.description.resumoMeu objetivo nesta dissertação é analisar a difusão da História Natural no Pará durante o final do século XIX, por meio do ensino de ciências promovido pelo Museu Paraense de História Natural e Etnografia (1889-1900). No estudo, enfatizo as noções de Educação e História Natural nos discursos dos sujeitos envolvidos historicamente com a Instituição, e as estratégias por ele utilizadas para difundir ciência no Estado. Identifico, ainda, alguns episódios encontrados nos relatórios dos Governadores paraenses e do Boletim do Museu Paraense, evidenciando que desde sua idealização, em 1866, objetivou-se estudar a natureza local, publicar os resultados das pesquisas e promover lições sobre História Natural. Discuto a importância educacional das Conferências Públicas, da formação de jovens aprendizes em Ciências Naturais, do Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnografia (1894) e do Parque Zoobotânico, dentro de suas características específicas. Com isso, o presente estudo alia-se às diferentes disciplinas e correntes de investigação, que têm se ocupado com o estudo da história do ensino e a difusão das informações científicas em Museus de História Natural; e mostra a contribuição desta análise para outras pesquisas sobre a difusão e a história do ensino das Ciências Naturais, além de servir de suporte teórico e metodológico para estudos comparativos na área.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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