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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorLUZ, Priscyla Cristinny Santiago da-
dc.date.accessioned2012-04-27T20:50:07Z-
dc.date.available2012-04-27T20:50:07Z-
dc.date.issued2010-04-13-
dc.identifier.citationLUZ, Priscyla Cristinny Santiago da. A transversalidade no processo de formação do educador patrimonial ambiental. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2672-
dc.description.abstractThis investigation aims to analyze the environmental educators‘ representations about environment questions which are considered relevant. It aims to understand the Environmental Patrimonic Education as education to the awareness formation about the ecological subject on the perspective that environmet is hentage. The investigation data were obtained during the Environmental Education Formation Course in Vigia de Nazaré/Pará, through a semi structured questionnaire with six questions and the interviewees‘ manifestations during this course. The individuals who made part of this investigation are High and Elementary School teachers, NGO representatives and high school students. The preliminar discussions are according to Orlandi‘s analyses (2007) of the discourse, and Lefèvre and Lefèvre‘s Collective Subject discourse (2005). To the analysis, data were organized into categories based on approaches and similarities discussed and on common questions about the discourse. The partial conclusions highlights a critical tendency in the majority of the Environmental Education conceptions, and the main themes that are developed in the educational works are related to the human subject‘s actions in the society, and its interventions on the environment. The educators on this research understand the environment is considered a humanity patrimone and their conceptions are close to the Critical Environmental Education theory, adopted by Loureiro (2006) and Carvalho (2006).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-27T20:49:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_TransversalidadeProcessoFormacao.pdf: 760130 bytes, checksum: c50902f2e1a572abf685a3290fb1a5df (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-27T20:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_TransversalidadeProcessoFormacao.pdf: 760130 bytes, checksum: c50902f2e1a572abf685a3290fb1a5df (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectVigia de Nazaré - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleA transversalidade no processo de formação do educador patrimonial ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria de Fátima Vilhena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0996110060293347-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3406323310077410-
dc.description.resumoO objetivo desta investigação é analisar as representações de Educadores Ambientais sobre questões de ambiente consideradas relevantes no contexto da Educação Patrimonial Ambiental. Busca compreender a Educação Patrimonial Ambiental como educação para a formação da consciência do sujeito ecológico na perspectiva de que o ambiente é patrimônio. Os dados da investigação foram obtidos durante a realização do Curso Formação de Educadores Ambientais, realizado em Vigia de Nazaré/Pará, por meio de questionário semiestruturado e manifestações dos sujeitos durante o curso. Os sujeitos participantes da pesquisa são professores do Ensino Médio e das Séries Iniciais, Representantes de ONGs e alunos do Ensino Médio. As discussões preliminares ocorrem de acordo com análise do discurso (Orlandi, 2007) e o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre; Lefèvre, 2005). Para as análises, os dados foram categorizados com base nas aproximações e similaridades e nas comunalidades dos discursos. As conclusões parciais apontam que há uma tendência crítica na maioria das concepções sobre Educação Ambiental, e as principais temáticas que desenvolvem nos trabalhos educativos estão relacionadas às ações do sujeito humano na sociedade e suas intervenções no meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa compreendem que o ambiente é considerado patrimônio e suas concepções se aproximam da teoria da Educação Ambiental Crítica, adotada por Loureiro (2006) e Carvalho (2006).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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