Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 23-Apr-2010
metadata.dc.creator: PEREIRA, Reginaldo de Lima
metadata.dc.description.affiliation: UFRR - Universidade Federal de Roraima
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
Title: Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: PEREIRA, Reginaldo de Lima. Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação é o resultado de uma investigação qualitativa que tem como objeto de estudo analisar a interpretação de textos matemáticos e as dificuldades na resolução de problemas de Geometria Plana, a partir de registros produzidos pelos sujeitos pesquisados pertencentes a duas turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Roraima do ano de 2008; uma turma de Enfermagem e outra de Laboratório. Esta análise foi realizada à luz de teóricos como: Gilles-Gaston Granger e Ludwig Wittgenstein, os quais me fizeram perceber que as "dificuldades" encontradas na aprendizagem da Geometria Plana, segundo os preceitos dos PCNs e observadas nos registros analisados, se dão por meio da complexidade das linguagens apresentadas em sala de aula, tais como: a linguagem natural e a linguagem matemática. Os sujeitos pesquisados apontam "dificuldades" na aprendizagem, quando se deparam com a necessidade de traduzir da linguagem natural para a linguagem matemática, a fim de objetivar por meio da escrita as soluções dos problemas propostos. Essas "dificuldades" podem levá-las ao desestímulo pelo estudo, à desistência e/ou a evasão escolar. Por estes motivos, pretendo com esta pesquisa, encontrar subsídios que possam apontar caminhos para minimizar esta problemática, incentivando-os ao estudo por meio da pesquisa, da leitura diária, de modo que, consigam aprender os conteúdos matemáticos com mais vontade e prazer.
Abstract: This dissertation is the result of a qualitative research which object of study is to analyze the interpretation of mathematical texts and the difficulties in solving plane geometry problems, from records produced by the researched subjects belonging to two classes of the Technical Course Integrated to High School in the form of Youth and Adults Education of the Federal Institute of Roraima in 2008, a group of Nursing and other of Laboratory. This analysis was conducted in the light of theorists such as Gilles-Gaston Granger and Ludwig Wittgenstein, which made me realize the "difficulties" found in the learning plane geometry, according to the precepts of the PCNs and noted in the analyzed records are given by through the complexity of the languages presented in the classroom, such as natural language and mathematical language. Subjects studied indicate "difficulties" in learning, when faced with the need to translate natural language to mathematical language in order to objectify through writing the solutions to the problems posed. These "difficulties" may lead them to discouragement, the withdrawal and / or truancy of study. For these reasons, I intend with this research find grants that may indicate ways to minimize this problem by encouraging them to study through research, daily reading, so that they are able to learn the math concepts with more ease and pleasure.
Keywords: Amazônia brasileira
Aprendizagem
Escrita
Geometria plana
Matemática
Educação de adulto
Ensino médio
Instituto Federal de Roraima
Roraima - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_InterpretacaoTextosMatematicos.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons