Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2697
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 13-Oct-2010 |
metadata.dc.creator: | GUEDES, Mariza Andrade |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
Title: | Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos |
Citation: | GUEDES, Mariza Andrade. Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos. 2010. xiii, 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investigou as atitudes de uma professora de língua portuguesa de uma escola pública e de seus alunos da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Procurei observar indícios de comportamentos autônomos tanto por parte da professora quanto por parte dos alunos para verificar em que medida a professora colaboradora fazia a transferência da responsabilidade para o aprendente e como se dava este processo de transferência. Teoricamente, a compreensão da problemática baseia-se nos postulados sobre autonomia, em conformidade com Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), e nos Documentos Oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Os resultados apresentados apontam, nas atitudes dos sujeitos investigados, a parca preocupação com uma transferência de responsabilidades que poderia levar á autonomização dos alunos. Dessa forma este estudo abre a possibilidade de se pensar as práticas da sala de aula, enquanto espaço no qual o exercício da autonomia seria possível. |
Abstract: | This research investigated the attitudes of a Portuguese as a native language public school teacher and of her students in a 3rd level EJA class. I searched indications of autonomous behaviors on the part of the teacher and on the part of the pupils as well. I wanted to verify in what measure the teacher transferred responsibility to the learners and how this process occurred. Theor etical basis for this study are found in the work on autonomy of Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), and the official documents as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Results show a meager worry on the part of the teacher in transferring responsibilities which could eventually lead students to an autonomization process. This study opens the possibility of rethinking classroom practices as a way in which the exercise of autonomy could be possible. |
Keywords: | Programa Educação de Jovens e Adultos Língua portuguesa Educação de adulto Prática de ensino Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AutonomiaAulaPortugues.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License