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dc.creatorGUEDES, Mariza Andrade-
dc.date.accessioned2012-05-04T19:53:20Z-
dc.date.available2012-05-04T19:53:20Z-
dc.date.issued2010-10-13-
dc.identifier.citationGUEDES, Mariza Andrade. Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos. 2010. xiii, 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2697-
dc.description.abstractThis research investigated the attitudes of a Portuguese as a native language public school teacher and of her students in a 3rd level EJA class. I searched indications of autonomous behaviors on the part of the teacher and on the part of the pupils as well. I wanted to verify in what measure the teacher transferred responsibility to the learners and how this process occurred. Theor etical basis for this study are found in the work on autonomy of Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), and the official documents as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Results show a meager worry on the part of the teacher in transferring responsibilities which could eventually lead students to an autonomization process. This study opens the possibility of rethinking classroom practices as a way in which the exercise of autonomy could be possible.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-05-04T19:46:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AutonomiaAulaPortugues.pdf: 3698101 bytes, checksum: 266fa49928f995c37945df9ad2e71137 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPrograma Educação de Jovens e Adultos-
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação de adultopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleAutonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS-
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099830244134833-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as atitudes de uma professora de língua portuguesa de uma escola pública e de seus alunos da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Procurei observar indícios de comportamentos autônomos tanto por parte da professora quanto por parte dos alunos para verificar em que medida a professora colaboradora fazia a transferência da responsabilidade para o aprendente e como se dava este processo de transferência. Teoricamente, a compreensão da problemática baseia-se nos postulados sobre autonomia, em conformidade com Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), e nos Documentos Oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Os resultados apresentados apontam, nas atitudes dos sujeitos investigados, a parca preocupação com uma transferência de responsabilidades que poderia levar á autonomização dos alunos. Dessa forma este estudo abre a possibilidade de se pensar as práticas da sala de aula, enquanto espaço no qual o exercício da autonomia seria possível.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
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