Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 7-Dec-2010 |
metadata.dc.creator: | ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque |
metadata.dc.description.affiliation: | Hospital de Clínicas Gaspar Vianna |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
Title: | A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
Citation: | ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque. A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar que prescrições curriculares, concepções de enfermagem e de educador e que perfis profissionais foram adotados ao longo da história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA desde a sua criação até a implantação do Projeto Pedagógico do Curso. O problema situa-se na compreensão das influências exercidas pela conjuntura econômica, política e social sobre as propostas curriculares, considerando o momento histórico em que cada uma delas fora produzida, os atores sociais que o fizeram e o porquê de o terem feito. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, o percurso metodológico empregou um estudo exploratório descritivo do tipo estudo de caso histórico-organizacional, que se assentou em pesquisa documental assessorada pela técnica de entrevista. Os resultados mostraram que, conforme o momento histórico vivido pela Instituição, a formação do licenciado em enfermagem fora mais ou menos valorizada, no entanto, sempre esteve presente na história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA. O desafio assumido, com exclusividade no contexto paraense, revela o compromisso da Instituição para com a qualidade da formação de professores de enfermagem no Estado, dado o interesse em perpetuar esta missão. |
Abstract: | This research aims to investigate what curriculum matrix, nursing and educator ‘s concepts and professional profiles that were used throughout the history of the curriculum of Full Degree Nursing in UFPA since its creation to the implementation of the Project Teaching Course. The problem lies in comprehension of the influences exerted by the economic, political and social environment on the proposed curriculum, considering the historical moment in which each was produced, the social actors who did and why they have done. This is a qualitative research in Social Sciences, the methodological approach employed an exploratory descriptive and historical and organizational case study, which was based on documentary research advised by interview technique. The results showed that as the historical moment lived by the Institution, the training of licensed nursing was more or less valuable, however, always present in the history curriculum of Full Degree Nursing in UFPA. The challenge adopted, exclusively in the context of Pará, reveals the commitment of the Institution to the quality of teacher education in nursing in Pará, whereas interest in perpetuating such mission. |
Keywords: | Currículo Formação de professores Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FormacaoLicenciadoEnfermagem.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License