Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMESQUITA, Flávio Nazareno Araujo-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:59:55Z-
dc.date.available2012-08-01T16:59:55Z-
dc.date.issued2011-04-08-
dc.identifier.citationMESQUITA, Flávio Nazareno Araujo. As dinâmicas praxeológicas e cognitivas e a construção do conhecimento didático do professor de matemática. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2878-
dc.description.abstractThis work is an autobiographical narrative research that seeks to understand how the mathematical praxeology, experienced by me, as a math teacher and a student of continuing education courses, can contribute, prevent, or even be neutral in the building of a new didactic praxeology about solving equations of second degree in elementary education. Under lightof anthropological theory didactic, more precisely of its cognitive dimension, are explored notions of dynamic and praxeological a person to analyze the two phases of internal didactic transposition, performed in a class of fourth stage of the EJA. The results indicate that the equipment and the cognitive universe praxeological for the mathematical object in question contribute to buildingnew praxeology mathematics. But the way of thinking and doing occasional classroom teachers can determine the actions and do not allow the connections between mathematical objects intended in the first phase of the didactic transposition of the internal object of study. There is, therefore, to break this cultural spot to allow teachers and renew equipment and cognitive praxeological teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2012-08-01T16:59:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DinamicasPraxeologicasCognitivas.pdf: 1190671 bytes, checksum: a025601591e11d6f247fa1e85ea21ac2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-08-01T16:59:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DinamicasPraxeologicasCognitivas.pdf: 1190671 bytes, checksum: a025601591e11d6f247fa1e85ea21ac2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-08-01T16:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DinamicasPraxeologicasCognitivas.pdf: 1190671 bytes, checksum: a025601591e11d6f247fa1e85ea21ac2 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.description.sponsorshipSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeoria antropológicapt_BR
dc.subjectTransposição didática internapt_BR
dc.titleAs dinâmicas praxeológicas e cognitivas e a construção do conhecimento didático do professor de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4279702856761505-
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa narrativa autobiográfica que busca compreender de que modo as praxeologias matemáticas por mim vivenciadas enquanto professor de matemática e aluno de cursos de formação continuada podem contribuir, impedir, ou mesmo serem neutras, na construção de uma nova praxeologia didática sobre a fórmula de resolução de equações do 2º grau no ensino fundamental. Sob a luz da teoria antropológica do didático, mais precisamente de sua dimensão cognitiva, são exploradas as noções de dinâmica praxeológica e cognitiva de uma pessoa para análise das duas fases da transposição didática interna, realizadas em uma turma da quarta etapa da EJA. Os resultados apontam que o equipamento praxeológico e o universo cognitivo relativos ao objeto matemático em questão contribuem para construção de uma nova praxeologia matemática. Mas o jeito pontual de pensar e fazer em sala de aula pode determinar as ações docentes e não permitir o fazer das conexões entre os objetos matemáticos intencionados na primeira fase da transposição didática interna sobre o objeto de estudo. Há, portanto, que se romper com esse fazer cultural pontual docente e permitir renovar o equipamento praxeológico e cognitivo do professor.-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DinamicasPraxeologicasCognitivas.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons