Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3070
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSOUZA, Elizabeth Gomes-
dc.date.accessioned2012-10-23T15:47:34Z-
dc.date.available2012-10-23T15:47:34Z-
dc.date.issued2007-04-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Elizabeth Gomes. Modelagem matemática no contexto dos ciclos de formação. 2007. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3070-
dc.description.abstractThis research has the objective of analyzing Modeling use in a school system organized by formation cycles, referring to the barriers configuration which were quoted by literature from reflexions and analysis of Modeling in school systems organized by annual levels. We intend to analyze, if those barriers endure or whether they are minimized, if they’re eliminated and whether others still arise in a formation cycles’ school system. Taking in consideration such objective, our methodology was doing a qualitative approach. Datum were obtained through bibliographical readings about topics related; semi-structured interviews; written compositions and oral narrations from the students, attained from Modeling activities accomplished in a Belém city school, organized officially by formation cycles. As a result of data analysis, through these sources, we’ve couched questions, hypothesis, conclusions and suggestions involving barriers configuration, in which the Modeling is used in organization by formation cycles. We verified that the organization by cycles is promising for the use of Modeling in a comprehensive and effective way, in their different forms of materialization, as a result of the official measures that this system disposes of and generates. We show how much these measures prescinds from consolidations and reformulations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-22T22:48:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaContexto.pdf: 997650 bytes, checksum: 047ebd30b96e7b5c0a4253354403288c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-23T15:47:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaContexto.pdf: 997650 bytes, checksum: 047ebd30b96e7b5c0a4253354403288c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-10-23T15:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaContexto.pdf: 997650 bytes, checksum: 047ebd30b96e7b5c0a4253354403288c (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleModelagem matemática no contexto dos ciclos de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420273024357999-
dc.description.resumoBusca analisar o uso da Modelagem em um sistema escolar organizado em ciclos de formação, no que refere a configuração das barreiras que foram citadas pela literatura a partir de reflexões e análises da utilização da Modelagem em sistemas escolares organizados em séries anuais. Visamos analisar se as barreiras se mantêm, se são minimizadas, eliminadas e ainda se surgem outras, na organização escolar em ciclos de formação. Diante de tal objetivo, optamos metodologicamente por uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos, a partir de: leituras bibliográficas sobre os temas em questão; entrevistas semi-estruturadas; produções escritas e relatos orais dos alunos, obtidas nas atividades de Modelagem realizadas em uma escola da Rede Municipal de Belém, organizada oficialmente em ciclos de formação. Como resultado da análise dos dados a partir dessas fontes, construímos questionamentos, hipóteses, conclusões e sugestões em torno da configuração das barreiras, quando a Modelagem é utilizada na organização em ciclos de formação. Verificamos que a organização em ciclos é propícia ao uso da Modelagem de maneira ampla e efetiva, em suas diferentes maneiras de materialização, em virtude das medidas oficiais que esse sistema dispõe e suscita. Evidenciamos nesse sentido, o quanto essas medidas prescindem de consolidações e reformulações.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ModelagemMatematicaContexto.pdf974,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons