Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Alyne Maria Rosa de-
dc.date.accessioned2012-10-23T17:11:11Z-
dc.date.available2012-10-23T17:11:11Z-
dc.date.issued2008-05-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alyne Maria Rosa de. Modelagem matemática nas aulas de cálculo: uma estratégia que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos de engenharia. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3073-
dc.description.abstractThis work objects to analyze the possible efects which the use of Mathematics Modelling, while the teach strategy provoke in students’ learning process of subject Calculation III – DOE (Differential Ordinary Equations). The research was develop in a students’ classroom of second year of Computing Engineer course, at Federal University of Pará. The work is qualitative where they were took into consideration the social aspects that were in a university classroom. Important to point out there was direct participation of teacher-researcher of Mathematics. For that I could do data collect I used some instruments that I considered essential, such as, observations, recordings in video, semi-structures questionnaires and registers wrote of students. Of possession some preliminary results it was possible for me to watch as to Mathematics Modelling develops a relevant paper in the learning of contents Mathematics for the part of students. Cause it was possible they interected with others areas of knowledge it being this way encourage to realise research and simultaneously was part of process of teach and learning was made in the classroom. I also observed the Mathematics Modelling as strategy of teaching and learning; it led the students to arouse to reflexive aspects and critics asleep for learning with quality and agreed way they built your academic knowledges and profissionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-22T22:41:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaAula.pdf: 5961324 bytes, checksum: 82fcd0abc7e11281753bd88fee052be6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-23T17:11:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaAula.pdf: 5961324 bytes, checksum: 82fcd0abc7e11281753bd88fee052be6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-10-23T17:11:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaAula.pdf: 5961324 bytes, checksum: 82fcd0abc7e11281753bd88fee052be6 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleModelagem matemática nas aulas de cálculo: uma estratégia que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos de engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7971568546160179-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar os possíveis efeitos que o uso da Modelagem Matemática, enquanto estratégia de ensino, provoca no processo de aprendizagem dos alunos da disciplina Cálculo III – EDO (Equações Diferenciais Ordinárias). A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de alunos do 2° ano do curso de Engenharia da Computação, na Universidade Federal do Pará. O trabalho é de cunho qualitativo onde foram levados em consideração os aspectos sociais que permeiam uma sala de aula universitária. Importante destacar que houve a participação direta da professora-pesquisadora de Matemática. Para que eu pudesse fazer a coleta dos dados, utilizei alguns instrumentos que considerei essenciais, tais como: observações, gravações em áudio, questionários semiestruturados e registros escritos dos alunos. De posse de alguns resultados preliminares, me foi possível observar o quanto a Modelagem Matemática desempenha um papel relevante na aprendizagem dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos, pois foi possível eles interagirem com outras áreas do conhecimento sendo, desta forma, estimulados a realizarem pesquisa e, simultaneamente, serem parte do processo de ensino e aprendizagem que foi gerado no ambiente de sala de aula. Observei, também, que a utilização da Modelagem Matemática, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, conduziu os alunos a despertarem para os aspectos reflexivos e críticos até então adormecidos, uma vez que são necessários para uma aprendizagem com qualidade para, assim, construírem seus conhecimentos acadêmicos e profissionais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ModelagemMatematicaAulas.pdf5,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons