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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3098
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 7-May-2007 |
metadata.dc.creator: | ANDRADE, Roberto Carlos Dantas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | GUERRA, Renato Borges |
Title: | Geometria analítica plana: praxeologias matemáticas no ensino médio |
Citation: | ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. Geometria analítica plana: praxeologias matemáticas no ensino médio. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo desta pesquisa é a construção e a aplicação de uma organização didática para a Geometria Analítica Plana, a partir do estudo dos Vetores, no 3º ano do ensino médio, à luz da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo etnográfica na educação, de acordo com Marli André, e foi desenvolvido com um grupo de alunos em um contexto específico que é a preparação para o vestibular. A manipulação de objetos ostensivos para compreensão dos objetos não-ostensivos da Matemática serviu de categorias para análise das praxeologias vivenciadas em sala de aula. Concluímos que os alunos ao manipular as representações de objetos ostensivos resgatam conhecimentos matemáticos de forma articulada e integrada para a ancoragem de novos conhecimentos matemáticos. Observou-se também que a organização didática permite “economia de tempo”, no que diz respeito ao estudo destes conteúdos nesta etapa da vida escolar. |
Abstract: | This paper aims the construction and application of a didactic organization to the plane analytic geometry, based on studies about vectors, in the third grade of “Ensino Médio”, on the basis of the anthropology theory of Yves Chevallard and the significant learning theory of David Ausubel. This document has a quality nature and it is a kind of ethnographic in education, according to Marli André, and it was developed with a group of students in a specific context – the “Vestibular” preparation. The ostensible objects manipulation to the comprehension of no ostensible objects in mathematics was a category to the analysis of “praxeologias” in the classroom. We concluded that students manipulating ostensible objects rescue mathematics knowledge in an articulated and integrated form in order to get new math knowledge. It was also observed that the didactic organization allows “time saving” to this content study in this school life stage. |
Keywords: | Prática de ensino Ensino médio Geometria analítica plana Matemática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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