Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3223
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 7-may-2004 |
Autor(es): | ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
Primer Orientador: | ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
Título : | Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? |
Citación : | ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
Resumen: | O Ensino da Matemática vem sofrendo transformações, ao longo dos últimos anos, com o intuito de tornar-se mais prazeroso e menos desgastante para o aluno, contribuindo dessa forma para a melhoria do seu aprendizado. A busca do aperfeiçoamento do ensino da Matemática, através de metodologias, alternativas é a tônica no momento. A modelagem matemática representa uma dessas metodologias. Utilizando seus preceitos e orientações, o presente trabalho objetiva associar a cartografia como modelo matemático, as ferramentas contemporâneas que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A cartografia, entendida como um conjunto de tecnologias de interpretação e de representação gráfica da superfície terrestre, cujos fundamentos são essencialmente matemáticos, tem-se constituído uma grande ferramenta de representação de dados e informações da superfície por diversos profissionais. Neste trabalho, advoga-se a favor da sua aplicação através da modelagem matemática para o processo de fortalecimento do ensino-aprendizagem da Matemática. |
Resumen : | Mathematics Teaching is being under changes trough the previous years in order to make learning more profitabe and less disgusting to students, contributing thus, to the improvement of their learning. Search for.the improvement of mathematics through alternative methodologies is being the major approach of the moment. Mathematics modeling represents one of those methodolieges. Through the use their creeds and instructions, the present paper aims to associate cartographys a math model, the contenporâneous tools which are the basis of teaching learning process of math. Cartography termed as a set of comprehensive technologies and graphic representation of the earth surface which basis are assentially mathematic, have constitued a great tool of date representation and information of the surface by several professionals, this paper is for its application through mathematics modeling to the process of enforcenent of teaching-learning process of math. |
Palabras clave : | Modelagem matemática Ensino Matemática Cartografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MatematicaCartografia.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons