Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3301
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCOSTA, Renato Pinheiro da-
dc.date.accessioned2012-12-28T14:07:10Z-
dc.date.available2012-12-28T14:07:10Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Renato Pinheiro da. A formação de professores para a educação de jovens e adultos no Baixo Tocantins. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 2, p. 213-230, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1010/1469>. Acesso em: 28 dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1413-1498-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3301-
dc.description.abstractThis paper discusses the Youth and Adult Education [YAEd] teaching modality considering the theoretical, research and structuring approaches to the undergraduate program in Education (Pedagogy Course). It also examines the construction of a thematic to subsidize teachers’ education for Youth and Adult Education by addressing questions relative to the understanding of the relations between the study and the theoretical and methodological assumptions about teachers’ education such as: what are the theoretical grounds of YAEd, and how does its management structure look like within the Brazilian educational system? When/how does Youth and Adult Education take place? What does it entice? What project does it offer to formal education? Does teachers’ training for Youth and Adult Education take into consideration the social, economic, political, and cultural realities of students? How should teachers’ education for YAEd be provided within the Amazonian reality? Therefore, the debate proceeds based upon theoretical contributions to the YAEd teaching modality and within the context of the State University of Pará Pedagogy Course in order to identify the importance and the need of addressing regional and local issues in the processes related to teachers’ education for Youth and Adult Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2012-12-28T13:36:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_FormacaoProfessoresEducacao.pdf: 742953 bytes, checksum: a7d10035fe5173f4911b599009396c15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-12-28T14:07:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_FormacaoProfessoresEducacao.pdf: 742953 bytes, checksum: a7d10035fe5173f4911b599009396c15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-12-28T14:07:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_FormacaoProfessoresEducacao.pdf: 742953 bytes, checksum: a7d10035fe5173f4911b599009396c15 (MD5) Previous issue date: 2011-12en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectUniversidade do Estado do Parápt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA formação de professores para a educação de jovens e adultos no Baixo Tocantinspt_BR
dc.title.alternativeTeachers’ education for youth and adult education in the amazonian region of the lower Tocantins Riverpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa discutir a Educação de Jovens e Adultos considerando as abordagens teóricas, de pesquisas e de estruturação do Curso de Pedagogia. Discute, também, a construção das temáticas que subsidiam a formação de professores para a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, trazendo questões que tratam de compreender a relação entre o estudo e os pressupostos teórico-metodológicos sobre a formação docente, problematizando sobre: quais são as bases teóricas da Educação de Jovens e Adultos e como sua estruturação está sendo administrada no sistema educacional brasileiro; em que incide, onde/quando ocorre a educação de jovens e adultos; qual seu projeto para o ensino regular; se a formação de educadores para a EJA leva em consideração a realidade social, econômica, política e cultural dos educandos; como trabalhar a formação de professores para a EJA na realidade amazônica. Destarte, com base em aportes teóricos sobre a modalidade de ensino da EJA a contenda é situada no contexto do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará, identificando a importância e a necessidade da abordagem dos aspectos regionais e locais no processo de formação dos profissionais para a Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_FormacaoProfessoresEducacao.pdf725,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons