Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3446
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-Oct-2012
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Sebastião Valério Silveira do
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: A criança na fotografia: o retrato da infância na primeira metade do século XX em Belém do Pará (1900 a 1950)
Citation: NASCIMENTO, Sebastião Valério Silveira do. A criança na fotografia: o retrato da infância na primeira metade do século XX em Belém do Pará (1900 a 1950). 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a infância na fotografia de crianças na cidade de Belém do Pará da primeira metade do século XX. Portanto, a pesquisa versa sobre a importância da fotografia enquanto documento histórico, que revela múltiplos significados; importando, sobretudo, o seu potencial enquanto linguagem representativa da infância e ou de uma concepção de infância construída no cenário da cidade de Belém do Pará, no período que compreende a primeira metade do século XX. A fotografia é uma fonte histórica, é uma imagem/documento. No caso de fotos para álbum de família, tem-se por registro da história familiar e sócio familiar, não necessariamente devem estar dentro de um álbum, mas apenas, que apresentem tais características, pois literalmente revelam os modos e as circunstancias em que a família ou parte dela é fotografada. Já as fotografias de crianças em revistas, são deslocamentos das fotos que geralmente eram produzidas para interesse da própria família para colocá-las em seus álbuns, entretanto, também eram utilizadas como forma de promoção familiar dentro de publicações avulsas nas revistas ou periódicos das primeiras décadas do século XX. Geralmente acompanhados de uma mensagem discursiva elevando o “nome” da família. A fotografia permite que quase toda pessoa (não só as mais abastadas) possa se transformar em objeto-imagem, ou numa série de imagens que retratam momentos de suas vidas. No caso, as imagens fotográficas encontradas nos álbuns dos festejos escolares são a prova disso: fotografias exclusivamente de crianças e para com fins comemorativos de alguns eventos anuais presentes nos lazeres infantis educacionais. A fotografia poderia ser tomada como um equivalente da memória individual e coletiva, com a imagem fixada de um tempo que, aparentemente, foi “recortado”. A fotografia de crianças em periódicos e álbum de família é um caminho para se compreender e conhecer a história social, cultural e educacional da infância na Amazônia, pois as imagens fotográficas podem revelar muitos índices a respeito de uma família e, por extensão, da sociedade: seus ritos, modos de vida, afetividade e ideais. O corpus da pesquisa é composto de fotografias de crianças arquivadas na Biblioteca Artur Viana. Para aprofundamento teórico sobre fotografia e imagem utilizaremos Dubois, Kossoy, Benjamin, Fabris, Leite, Mauad, Burke e Fischman. Quanto à leitura sobre infância destacamos Rizzini, Del Priori, Freitas, e Kulmman. No contexto da realidade da Amazônia privilegiamos os seguintes autores: Bezzera Neto e Sarges.
Abstract: The present study aims to examine the childhood photograph of children in the city of Belém do Pará in the first half of the twentieth century. Therefore, the research focuses on the importance of photography as a historical document that reveals multiple meanings; matter, especially its potential as language or representative of childhood and of a conception of childhood scenario built in the city of Belém do Pará, which comprises the first half of the twentieth century. The photograph is a historical source, is an image / document. In the case of photos for the family album, has a record of family history and family member, not necessarily to be within an album, but only to present such characteristics as literally reveal the ways and circumstances in which the family or part of it is photographed. Have photos of children in magazines, are displacements of the photos that were usually produced for own family's interest to put them on their albums, however, were also used as a means of promoting family loose inside publications in journals or periodicals of the first decades twentieth century. Usually accompanied by a message discursive bringing the "name" of the family. The photograph allows almost everyone (not just the wealthy) can become object-image, or a series of images that depict moments of their lives. In this case, the images found in albums of school celebrations are proof of that: photographs of children exclusively and for commemorative purposes with some annual events present in children's educational leisure. The photograph could be taken as an equivalent of individual and collective memory, with the image of a fixed time, apparently, was "clipped". The photograph of children in journals and family album is a way to understand and meet the social, cultural and educational childhood in the Amazon because the images can reveal many indexes about a family and, by extension, society : their rites, ways of life, affection and ideals. The research corpus is composed of photographs of children archived in the Library Arthur Viana. For further theoretical about photography and image utilize Dubois, Kossoy, Benjamin, Fabris, Milk, Mauad, Burke and Fischman. As for reading about childhood highlight Rizzini, Del Priori, Freitas, and Kulmman. In the context of the reality of the Amazon privilege the following authors: Bezzera Neto and Sarges.
Keywords: Fotografia (Mat. audiovisual)
Documento
Crianças
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CriancaFotografiaRetrato.pdf3,58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons