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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2010
metadata.dc.creator: SOUZA, Bianca Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Airle Miranda de
Title: Uma experiência de plantão psicológico no CTI: semera e acolher
Citation: SOUZA, Bianca Nascimento de. Uma experiência de plantão psicológico no CTI: semera e acolher. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo avalia a implantação e desenvolvimento do Serviço de Plantão Psicológico em um Centro de Terapia Intensiva - CTI de um hospital universitário vinculado a rede pública de saúde, na capital paraense. O serviço foi disponibilizado aos familiares de pacientes internados e demais membros da equipe de saúde intensivista, funcionando na antessala do referido setor, duas vezes por semana, durante quatro meses. Alicerçado sob os pilares da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) buscou-se compreender os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam essa modalidade de cuidado, as especificidades do setting no que se referem aos objetivos, ações e funções do plantonista, assim como, as urgências reveladas neste contexto. Para tanto, elegeu-se como método do estudo a pesquisa qualitativa de base fenomenológica, sendo avaliadas as trajetórias do semear e germinar do Plantão Psicológico. São analisados seis casos clínicos, os quais lançam luz sobre essa modalidade de atenção psicológica no CTI. Quanto ao perfil da clientela atendida se observou que essa foi composta predominantemente por familiares, mulheres entre 20 a 75 anos, em média com o Ensino Fundamental e renda de um salário mínimo mensal. Os resultados indicam a necessidade e viabilidade da oferta do Plantão Psicológico no CTI, as demandas urgentes por auxílio psicológico, desveladas nos sentidos que os clientes atribuíram as suas experiências, tais como, medo de que o familiar faleça, sensação de abandono do familiar, culpa por não poder permanecer ao seu lado, tristeza intensa em razão do estado de saúde ou quando do óbito, entre outros. Dois tipos de atendimentos foram, naturalmente, criados: o individual e o grupal, sendo consideradas as especificidades das demandas. Ressalta-se também quanto a esta modalidade a disponibilização do pronto atendimento as urgências, acolhimento e estímulo a comunicação. Portanto, considera-se que a oferta do Plantão Psicológico no CTI revelou-se necessária como um espaço de cuidado psíquico aceito, utilizado e legitimado pelos clientes, além de se configurar em dois momentos distintos, antes e após ás visitas, sendo que no primeiro destes, destacam-se as intervenções voltadas ao acolhimento e fortalecimento da organização do self, enquanto no segundo, aquelas voltadas a ajudar os clientes na ressignificação de suas experiências ameaçadoras e a reorganização do self.
Abstract: This study evaluates the implementation and development of the Psychological Attendance Emergency Service within an Intensive Care Unit - ICU of an university hospital linked to the public health system, in Belém city (Pará). The service has been offered to patients family members as well as to professionals of the intensive care team within the ICU, working in the lobby of the sector, twice a week for four months. The author aimed to understand the theoretical and methodological assumptions that grounds this type of care, as well as the setting characteristics in which they relate to the objectives, roles and functions of the emergency psychology service, as well as emergencies revealed in this context, both founded on the Person-Centered Approach (PCA) It has been chosen the phenomenological qualitative research method to evaluate the trajectories of seeding and germination of the Psychological Emergency Attendance Consultation. Besides that, six clinicals cases were analyzed, to borrow better understanding of this kind of psychological care in the ICU. Related to profile of the persons studied it was observed that was mostly comprised by family members, women ages 20 to 75 years on average, with the Elementary school and income of a minimum wage per month. The results indicate the necessity and feasibility of provision of Psychological Emergency Attendance Service in the ICU; the urgent demands for psychological help, have been unfolded within the meanings that clients attributed to their experiences, such as, fear of the family deaths, feelings of family abandonment, guilt for not being able to stay by his side, intense grief because of health or when they died, among other.s It also unveiled two types of consultation: the individual and the group, considering the demands specificities . It has been emphasized the availability of care emergencies, welcoming and encouraging communication. Therefore, it is consider that provision of Psychological Emergency Attendance Service in ICU was revealed as necessary as well as a space to psychological care which has been accepted, used and legitimated by clients. It was also set at two different moments, before and after the visits. Regarding the first , we can distinguish the interventions addressed to wellcoming and strengthening the organization of the self, while after the visists, the interventions aimed at helping clients in reframing their threatening experiences as well as helping them reorganize the self.
Keywords: Abordagem centrada na pessoa
Unidades de terapia intensiva
Plantão psicológico
Hospitais
Fenomenologia
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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