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Tipo: Dissertação
Data do documento: 2010
Autor(es): LOBATO, Suélen Nicole da Silva
Primeiro(a) Orientador(a): GALVÃO, Olavo de Faria
Título: Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em macacos-prego (Cebus cf. apella)
Título(s) alternativo(s): Identity relations among familiar stimuli of different categories in (Cebus cf. apella)
Agência de fomento: 
Citar como: LOBATO, Suélen Nicole da Silva. Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em macacos-prego (Cebus cf. apella). 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Resumo: Pressupondo-se que o ensino de repertórios complexos começa com o ensino de seus pré-requisitos, investigou-se relações de controle entre estímulos no ensino de discriminações condicionais por identidade, usando-se o procedimento de pareamento ao modelo por identidade (PMI) com atraso zero, entre fotos de itens familiares, com aumento progressivo do número de escolhas simultâneas, a dois macacos-prego adultos, Eva e Cotoh. Com Eva, primeiramente treinou-se o PMI com 2 relações de identidade e 2 comparações simultâneas na tela, depois 4 relações de identidade e ainda 2 comparações e, por último, 4 relações de identidade com 4 comparações, à medida que o critério de acertos na sessão era atingido. Com Cotoh, primeiramente foi realizado o PMI com 4 relações e 4 comparações na tela, segundo 8 relações e 8 comparações e, terceiro 16 relações e 16 comparações, e foram realizados testes para verificação de Identidade Generalizada. Os dois sujeitos aprenderam o repertório de escolha por identidade. Além da generalização da identidade, o macho demonstrou indícios de formação de categoria entre os estímulos não treinados, no segundo teste. A manipulação da complexidade da tarefa com base na análise do desempenho, o uso de estímulos familiares e o aumento gradativo de relações de identidade e comparações na tela parece ter favorecido o aprendizado.
Abstract: Assuming that teaching complex repertoires begins with teaching its prerequisites, controlling relationships in teaching two adult capuchin monkeys zero-delay identity matching to sample conditional discriminations of pictures of known items were investigated. The number of simultaneous choices was gradually increased as performance reached criterion of 90% of correct choices. Eva was first trained IDMTS with two simultaneous choices, then four relations of identity with only 2 comparisons in each trial, and finally four identity relations with four comparisons. Cotoh was first trained IDMTS with four stimuli and four comparisons per trial, then 8 relations and 8 comparisons per trial, and finally 16 relations and 16 comparisons, followed by a generalized identity test. Changes were contingent to reaching criterion of 90% correct trials for two sessions. Both participants eventually reached criterion in identity matching. Further than generalized identity, the male showed signs of category formation with new stimuli the second test. The use of familiar stimuli, the gradual increase in the number of identity relations and number of comparisons per trial seems to promote learning.
Palavras-chave: Mamíferos
Cebus apella
Macaco-prego
Comportamento animal
Controle de estímulos
Estímulo familiar
Discriminação condicional por identidadade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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