Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDOLZANE, Harley Farias-
dc.date.accessioned2014-10-29T16:45:55Z-
dc.date.available2014-10-29T16:45:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDOLZANE, Harley Farias. O voo da criação literária: procura, verdade e ser / ser, verdade e procura em Alvorada de Osman Lins. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5937-
dc.description.abstractThe research seeks an opening to understand the meaning of the literary imbricated in the mystery of artistic creation from its figurations in Avalvara (1973), by Osman Lins. Amid the interpretation of the novel, it is intended to go through fundamental issues that underlie the conceptual coating established along the literary modernity. In Avalovara, the reader is forwarded to an originating thought that rescues the poetic instance of prose, and designs the artistic on a mythic dimension that is the Language happening in its silence. This is only possible by developing a narrative that no longer represents, but stages issues, performing them in the fabric of its elements. The novel begins to search for meaning to reality, questioning the mimetic tradition - a corollary of essentialist metaphysics and subjectivism - and, in its seek, it is revealed its sense of being, its being-artwork. In this sense, the essential reference between art and truth is revived,. In this reference, the truth is the dynamic re-velation of the real retracting its reality in all that manifests. The artwork corresponds to this dynamic (which is the being of things), them and for them, the work of art and truth, is that the search takes place in Avalovara, step by step, gradually revealing itself in every word. Searching for the truth, man, things between things, can be reintegrated with the reality of being; Abel, the human, the artist, the writer can rejoin the paradise by exercising full love that is in care for things in their silence , the silence of the language that welcomes not only the creative power of literature but also of human existence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-10-29T16:21:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_VooCriacaoLiteraria.pdf: 1710500 bytes, checksum: 3624e59b962c896adef89503a5fb2074 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-10-29T16:45:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_VooCriacaoLiteraria.pdf: 1710500 bytes, checksum: 3624e59b962c896adef89503a5fb2074 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-29T16:45:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_VooCriacaoLiteraria.pdf: 1710500 bytes, checksum: 3624e59b962c896adef89503a5fb2074 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLins, Osman, 1924-1978. Avalovara - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFicção brasileirapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.titleO voo da criação literária: procura, verdade e ser / ser, verdade e procura em Alvorada de Osman Linspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA-
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5982898787473373-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723260908810223-
dc.description.resumoA pesquisa busca uma abertura para compreender o sentido da obra literária imbricada no mistério da criação artística a partir das suas figurações em Avalovara (1973), de Osman Lins. Em meio à interpretação do romance, pretende-se percorrer questões fundamentais que subjazem no revestimento conceitual instaurado ao longo da modernidade literária. Em Avalovara, o leitor é encaminhado a um pensamento originário que resgata a instância poética da narrativa, projetando o fazer artístico em uma dimensão mítica que é Linguagem acontecendo em seu silêncio. Isso só é possível pela elaboração de uma narrativa que já não representa, mas encena questões, realizando-as na tessitura de seus elementos. O romance se põe à procura de sentido para realidade, questionando a tradição mimética – corolário de uma metafísica essencialista e subjetivista –, e, em seu procurar desvela-se o seu sentido de ser, o seu ser-obra de arte. Neste sentido, reaviva-se a referência essencial entre arte e verdade, em que esta, é a própria dinâmica de re-velação do real retraindo sua realidade em tudo o que se manifesta. A obra de arte corresponde a essa dinâmica de ser das coisas. Nelas e por elas a procura se dá, passo a passo, revelando-se aos poucos em cada palavra, obra e verdade. Procurando pela verdade, o homem, coisas entre coisas, pode se reintegrar com a realidade de ser; Abel, o humano, o artista, o escritor pode reingressar no paraíso pelo exercício do amor pleno que há no cuidado para com as coisas em seu silêncio, silêncio da Linguagem que acolhe não só o poder criativo da literatura, mas também da própria existência humana.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_VooCriacaoLiteraria.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons