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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6027
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | RAMOS, Antonia Marcia Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-11T17:00:32Z | - |
dc.date.available | 2014-11-11T17:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-24 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Antonia Marcia Meireles. Projovem urbano como política pública de educação: escolarização e inserção profissional dos egressos no município de Imperatriz - MA. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6027 | - |
dc.description.abstract | This dissertation entitled "Urban Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens - National Youth Inclusion Program) as public policy for education: education and employability of graduates in the municipality of the Imperatriz/Maranhão State-MA”, Brazil. It aimed to analyze the impact of Urban Projovem on schooling and on the professionalization of youth; and also it aimed to analyze how the program enabled the students to pursue studies as well as entering the labor market, converging to improve their material, social, spiritual, and cultural conditions. This research was based on the methodological approach of qualitative research and references that take the historical-dialectical materialism as method of data analysis. Data collection was preceded by a literature review followed by field research carrying out semi-structured interviews with seventeen young people coming from the Urban Projovem. It was noted initially that the level of dropout and repetition in Urban Projovem in Imperatriz reaches levels above 50%, similarly to other cities and states of Brazil. With regard to the studies' continuity, most did not continue and the number of young people who could work in the field for which they were qualified represented less than one third of interviewees. Results show that the goals of pursuing studies and inclusion of young people in the labor market have not been achieved. The short time for a more solid formation, the nuclei‟s disintegration with the turnover of teachers, lack of practical lessons regarding the professional qualifications, and the unpreparedness of qualifiers are among the identified problems. However, despite these problems, young people emphasized the program importance for their lives towards personal enhancement with respect to the inclusion sense and belongingness to society, overcoming shyness, sociability, increased self-esteem, relationships with family, independence, and changing in overview about reality and the world. Based on the program dimension, it is concluded that its effects are very small and its emergency nature ensures more a certification than training and social skills of millions of youth and adults. | pt_BR |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Inclusão de Jovens | pt_BR |
dc.subject | Imperatriz - MA | pt_BR |
dc.subject | Maranhão - Estado | pt_BR |
dc.subject | Amazônia brasileira | pt_BR |
dc.title | Projovem urbano como política pública de educação: escolarização e inserção profissional dos egressos no município de Imperatriz - MA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | - |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7901626430586502 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5082286166725424 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação intitulada “Projovem Urbano como política pública de educação: escolarização e inserção profissional dos egressos no município de Imperatriz/MA” teve como objetivo analisar as repercussões do Projovem Urbano na escolarização e na profissionalização dos jovens e como o programa os possibilitou o prosseguimento dos estudos, bem como a inserção no mercado de trabalho, incidindo na melhoraria das condições materiais, sociais, espirituais e culturais dos estudantes. A investigação pautou-se na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa e nas referências que adotam o materialismo histórico-dialético como método de análise dos dados. A coleta de dados foi precedida de revisão bibliográfica, seguida da pesquisa de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas com dezessete (17) jovens egressos do Projovem Urbano. Constatamos, inicialmente, que semelhante a outros municípios e estados do Brasil, o nível de evasão e repetência no Projovem Urbano em Imperatriz alcança patamares acima de 50%. No que diz respeito à continuidade dos estudos a maioria não deu continuidade, e o número de jovens que conseguiu atuar na área para a qual foram qualificados representou menos de um terço dos entrevistados. Os resultados revelam que as metas de prosseguimento dos estudos e da inclusão dos jovens no mercado de trabalho não foram alcançadas. Dentre os problemas apontados, estão o curto espaço de tempo para uma formação mais sólida, a desestruturação dos núcleos com a rotatividade de professores, insuficiência de aulas práticas no tocante à qualificação profissional e o despreparo dos qualificadores. Todavia, mesmo diante desses problemas, os jovens ressaltam a importância do programa para suas vidas no sentido da valorização pessoal, no que diz respeito ao sentimento de inclusão e pertencimento à sociedade, a superação da timidez, a sociabilidade, a elevação da autoestima, o relacionamento com a família, a independência, a mudança de visão em relação à realidade e o mundo. Pela dimensão do Programa concluímos que suas repercussões são muito pequenas e seu caráter emergencial garante mais a certificação do que uma formação e qualificação social de milhões de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
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