Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e | - |
dc.creator | DANTAS, Larissa | - |
dc.creator | MATOS, Maria Clara Vianna Sá e | - |
dc.creator | MARTINS, Marja Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T14:31:11Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T14:31:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Walkyria Magno e et al. Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 52, n. 1, p. 53-72, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tla/v52n1/a04v52n1.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132013000100004>. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-1813 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6199 | - |
dc.description.abstract | Another agent has appeared in the foreign languages teaching and learning context in the recent years: the language learning adviser (LLA). A working definition of this construct is presented in this text. The roles of this agent are shown and compared to the roles played by the teacher. The place where language advising happens in the institutions is presented and the best practices are described. This experiment was developed in a university in Northern Brazil and it involved teachers and students of foreign languages. The data comes from English language advisers and students. Some of the evidences of the impact of this professional on students' autonomization and motivation is described. Finally, a counseling experience conducted through technological resources, when face to face contact was not possible, is shown. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2015-01-08T20:44:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Artigo_AconselhamentoLinguageiroProcesso.pdf: 580128 bytes, checksum: 859a74d62e842c9bea7640d82beb27c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2015-01-09T14:31:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Artigo_AconselhamentoLinguageiroProcesso.pdf: 580128 bytes, checksum: 859a74d62e842c9bea7640d82beb27c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-01-09T14:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Artigo_AconselhamentoLinguageiroProcesso.pdf: 580128 bytes, checksum: 859a74d62e842c9bea7640d82beb27c8 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Aconselhamento linguageiro | pt_BR |
dc.subject | Auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject | Automonitoração | pt_BR |
dc.title | Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês | pt_BR |
dc.title.alternative | Language advising in the process of learning English | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papéis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos idéias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FALE/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AconselhamentoLinguageiroProcesso.pdf | 566,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons