Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6199
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2013
Autor(es): SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
DANTAS, Larissa
MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
MARTINS, Marja Ferreira
Título : Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês
Otros títulos : Language advising in the process of learning English
Citación : SILVA, Walkyria Magno e et al. Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 52, n. 1, p. 53-72, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tla/v52n1/a04v52n1.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132013000100004>.
Resumen: Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papéis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos idéias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.
Resumen : Another agent has appeared in the foreign languages teaching and learning context in the recent years: the language learning adviser (LLA). A working definition of this construct is presented in this text. The roles of this agent are shown and compared to the roles played by the teacher. The place where language advising happens in the institutions is presented and the best practices are described. This experiment was developed in a university in Northern Brazil and it involved teachers and students of foreign languages. The data comes from English language advisers and students. Some of the evidences of the impact of this professional on students' autonomization and motivation is described. Finally, a counseling experience conducted through technological resources, when face to face contact was not possible, is shown.
Palabras clave : Aprendizagem
Língua estrangeira
Língua inglesa
Aconselhamento linguageiro
Auto-avaliação
Automonitoração
ISSN : 0103-1813
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FALE/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AconselhamentoLinguageiroProcesso.pdf566,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons