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Tipo: Tese
Fecha de publicación : 21-ago-2014
Autor(es): SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Primer Orientador: COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Título : As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
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Citación : SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará. 2014. 253 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumen: Esta tese tem como objetivo analisar as estratégias discursivas sobre nacionalismo e identidade nacional presentes nos documentos educacionais e na Revista de Cultura do Pará e sua convergência na definição da política educacional paraense no período de 1970-1985. Este trabalho defende como argumentação que as estratégias discursivas convergentes dos documentos educacionais e da Revista de Cultura do Pará no período de 1970-1985, em função do jogo político e cultural do momento, impuseram sentidos definindo a política educacional (e uma política cultural respectivamente), pautada na ideologia do nacionalismo (e do regionalismo), e construiu nesse período uma identidade nacional e regional ajustada em uma noção de cidadania, o que contribuiu para a legitimidade e hegemonia do Regime Militar. A partir de uma metodologia centrada em análise documental da Revista de Cultura do Pará no período compreendido entre 1970-1979, e tendo como base a teoria de Pierre Bourdieu, bem como os postulados da teoria do nacionalismo de Anderson e Hobsbawm, o estudo conclui que esses intelectuais empreenderam estratégias discursivas de caráter integrador e conciliador de uma política nacional que visava à integração nacional, e, portanto, foram bastante harmônicas com as diretrizes políticas da ditadura civil-militar, bem como, tornaram-se uma referência obrigatória no processo de educação dos cidadãos, pela sua potencialidade de erigir uma perspectiva positiva em relação à nacionalidade, sua história e seu espaço.
Resumen : This thesis aims to analyze the discursive strategies of nationalism and national identity in the present educational documents and of the Revista de Cultura do Pará and its convergence in the definition of Pará educational policy in the period 1970-1985. This paper argues that the converging arguments as discursive strategies of educational documents and of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1985, due to the political and cultural moment of the game, setting the senses imposed educational policy (and respectively cultural policy) , based on the ideology of nationalism (and regionalism), and built in this period a national and regional identity set on a notion of citizenship, which contributed to the legitimacy and hegemony of the military regime. From a methodology focused on documentary analysis of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1979, and based on the theory of Pierre Bourdieu and the postulates of the theory of nationalism, Anderson and Hobsbawm, the study concludes that these intellectuals undertook discursive strategies of integrative and conciliatory character of a national policy aimed at national integration, and therefore were quite harmonious with the policy guidelines of civil-military dictatorship and became an obligatory reference in the education process citizens, for its potential to build a positive outlook regarding their nationality, their history and their space.
Palabras clave : Nacionalismo
Educação e Estado
Identidade nacional
Regime político
Governo militar
Análise do discurso
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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