Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6512
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Mar-2014
Autor(es): MARTINS, Vitor William Batista
NEVES, Renato Martins das
MACÊDO, Alcebíades Negrão
Título: Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional
Título(s) alternativo(s): Analysis of the development of managerial competences in the construction industry using Problem-Based Learning model adapted to the organizational context
Citar como: MARTINS, Vitor William Batista; NEVES, Renato Martins das; MACEDO, Alcebíades Negrão. Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 155-175, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ac/v14n1/v14n1a13.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212014000100013>.
Resumo: As mudanças no cenário da engenharia civil e consequentemente da gestão da produção das obras exigem um engenheiro com perfil diferente, resultando na necessidade novas competências, relacionadas a inovação, foco no cliente, planejamento e controle, sistemas de gestão da qualidade, sustentabilidade e uma visão humanista. O objetivo principal deste artigo é identificar as competências desenvolvidas em uma empresa construtora com o processo de implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, na qual a equipe de pesquisa atua com profissionais para melhorar a forma como estes entendem e resolvem problemas. Os resultados alcançados envolveram o desenvolvimento de competências relacionadas ao contexto organizacional, à aprendizagem individual, coletiva e organizacional, apontando problemas e possíveis soluções de gestão na empresa. Através do desenvolvimento de competências gerenciais, foi estimulada uma visão humanística, sustentável, com foco no cliente, além de um melhor sistema de gestão da qualidade. Identificaram-se problemas no sistema de gestão organizacional, ficando evidente a necessidade da criação de um ambiente propício para troca de informações entre diferentes setores da empresa.
Abstract: Continuous changes in the civil engineering scenario, and consequently in construction production management require engineers with a different profile, resulting in the need of new competences, related to innovation, customer focus, planning and control, quality management systems, sustainability and a humanistic vision. The main goal of this article is to identify the competences developed in a construction company through the implementation of problem-based learning adapted to the organizational context. The strategy applied in this study was action research, in which researchers work with practitioners to improve the way they understand and solve problems. The results obtained involve the development of competences related to the organizational context, individual, collective and organizational learning process, pointing out problems and possible managerial solutions in the company. By developing managerial competences, a sustainable and humanistic vision, with client focus was stimulated, besides improvements in the quality management system. Some problems were identified in the organizational management system, making evident the need to create an environment that facilitates information exchange among the different sectors of the company.
Palavras-chave: Engenharia civil
Desenvolvimento de competência
Gestão por competência
Obra (Construção)
ISSN: 1678-8621
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FEC/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AnaliseDesenvolvimentoCompetencias.pdf915,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons