A produção da "música cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960)

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2015-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

COSTA, Antonio Maurício Dias da. A produção da "música cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960). História, Franca, v. 34, n. 1, p. 241-273, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100241&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 set. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920150001000049>.

DOI

Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimbó como manifestação folclórica tipicamente regional.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

COSTA, Antonio Maurício Dias da. A produção da "música cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960). História, Franca, v. 34, n. 1, p. 241-273, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742015000100241&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 set. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920150001000049>.