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dc.creatorMENANDRO, Paulo Rogério Meira-
dc.creatorTOURINHO, Emmanuel Zagury-
dc.creatorBASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorYAMAMOTO, Oswaldo Hajime-
dc.date.accessioned2015-11-25T14:32:15Z-
dc.date.available2015-11-25T14:32:15Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.citationMENANDRO, Paulo Rogério Meira et al. Graduate and undergraduate studies: neighbors without affinity?. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 55, p. 187-196, ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v23n55/1982-4327-paideia-23-55-0187.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272355201306>.pt_BR
dc.identifier.issn0103-863X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7022-
dc.description.abstractThis article presents two sets of information of historical interest for Psychology: regarding the context in which the profession of psychologist was regulated, and the graduate level formation. These sets of information are used to discuss the difficulty in promoting de facto articulation between undergraduate and graduate level programs. This is an especially curious difficulty, as, since the initial phase of the organization of the Brazilian Graduate Program, the need to consider its integration with the undergraduate formation has always been highlighted. Nevertheless, some difficulties still persist with respect to this integration. Some proposals of activities that could provide articulation between the different levels of formation are presented for debate, both in the sphere of teaching and supervision, as well as in the context of research, with related activities that can serve the same purpose also being mentioned.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2015-11-23T17:07:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_GraduateUndergraduateStudies.pdf: 120359 bytes, checksum: 95a1b4b5d916776f116cf37b5caa3ca5 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-25T14:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_GraduateUndergraduateStudies.pdf: 120359 bytes, checksum: 95a1b4b5d916776f116cf37b5caa3ca5 (MD5) Previous issue date: 2013-08en
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectGraduação em psicologiapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectRegulamentação da profissãopt_BR
dc.subjectFormação do psicólogopt_BR
dc.subjectBrasil - Paíspt_BR
dc.titleGraduate and undergraduate studies: neighbors without affinity?pt_BR
dc.title.alternativePós-graduação e graduação: vizinhança sem afinidade?pt_BR
dc.title.alternativePregrado y postgrado: ¿inmediaciones sin afinidad?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a dificuldade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Trata-se de dificuldade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem dificuldades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.pt_BR
dc.description.resumenEl artículo presenta dos conjuntos de información de interés histórico para la psicología: sobre el contexto en el que se reguló la profesión de psicólogo y la capacitación en el nivel de postgrado. Estas informaciones son utilizadas para discutir la difi cultad de promover efectivamente la articulación entre la formación de pregrado y postgrado. Se trata de una difi cultad especialmente curiosa porque, a partir de la organización inicial de los estudios de postgrado, la necesidad de considerar la integración con la formación a nivel universitario siempre se destacó. Sin embargo, siguen existiendo difi cultades en relación a esta integración. Algunas propuestas de actividades que pueden llevar a las articulaciones entre los diferentes niveles de formación se presentan para el debate, tanto en el ámbito de la educación y orientación como en el contexto de la investigación, con referencia también a actividades relacionadas que puedan servir al mismo propósito.pt_BR
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