Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Maurício Rodrigues de-
dc.creatorBIRMAN, Joel-
dc.date.accessioned2016-01-29T14:23:15Z-
dc.date.available2016-01-29T14:23:15Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Maurício Rodrigues de; BIRMAN, Joel. Ética e estética da alteridade em Horkheimer, Adorno e Freud: comentários a partir de “elementos do anti-semitismo” e “o inquietante”. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 251-260, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n2/a02v26n2.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000200002>.pt_BR
dc.identifier.issn1807-0310-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7066-
dc.description.abstractAdopting as a starting point the reference made by Horkheimer and Adorno in Elements of Anti-Semitism: limits of enlightenment, to the text of Freud named The Uncanny, this work intends to establish some points of contact between them in the important field of studies dedicated to the phenomenon of prejudice. In these terms, it proposes an ethics and aesthetics of alterity that, privileging the dissonance of a strange familiarity, valorize negativeness instead of a positive philosophy whose lights can conduce to absolute totalitarian blindness. The aim here resides in the possibility that, when remitting to the fractures of men's contact to what he takes for real, this movement rescues a tragicity that resists to be appropriated by the longings of dominion and representative commodity adopted both by instrumental reason and by the speeches of intolerance to differences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2016-01-29T12:09:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EticaEsteticaAlteridade.pdf: 401287 bytes, checksum: ab7749d320a9b41d15f7eb3bb9ae7356 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2016-01-29T14:23:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EticaEsteticaAlteridade.pdf: 401287 bytes, checksum: ab7749d320a9b41d15f7eb3bb9ae7356 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-29T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_EticaEsteticaAlteridade.pdf: 401287 bytes, checksum: ab7749d320a9b41d15f7eb3bb9ae7356 (MD5) Previous issue date: 2014-08en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectHorkheimer, Max, 1895-1973pt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W. (Theodor Wiesengrund), 1903-1969pt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.titleÉtica e estética da alteridade em Horkheimer, Adorno e Freud: comentários a partir de “elementos do anti-semitismo” e “o inquietante”pt_BR
dc.title.alternativeÉtica y estética de la alteridad en Horkheimer, Adorno y Freud: comentarios desde “elementos de lo anti-semitismo” y “lo ominoso”pt_BR
dc.title.alternativeEthics and aesthetics of alterity in Horkheimer, Adorno and Freud: comments from “elements of anti-semitism” and “the uncanny”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoAo adotar como foco inicial a referência, feita por Horkheimer e Adorno em "Elementos do Anti-Semitismo: limites do esclarecimento", ao texto de Freud denominado "O Inquietante", o presente trabalho pretende estabelecer alguns pontos de contato entre si no que se refere ao importante campo de estudos voltado ao preconceito. Nestes termos, propõe uma ética e uma estética da alteridade que, voltadas à dissonância de uma estranha-familiaridade, aparecem pautadas pela valorização da negatividade em detrimento de uma filosofia positiva cujas luzes podem conduzir à mais absoluta cegueira totalitária. A aposta aqui reside na possibilidade de que, remetendo às fraturas do contato do homem com o que lhe parece real, tal movimento traga consigo o resgate de uma tragicidade que resista em se deixar apropriar pelos anseios de domínio e comodidade representativa tão caros à razão instrumental e, com ela, aos discursos de intolerância para com as diferenças.pt_BR
dc.description.resumenEnfatizando la referencia, hecha por Horkheimer y Adorno en "Elementos del Antisemitismo: límites de la ilustración" al texto de Freud nominado "Lo Ominoso", el presente artículo pretende establecer algunos puntos de contato entre ellos en lo que concierne al importante campo de estudios voltados al prejuicio. Así, propone una ética y una estética de la alteridad que, direccionadas a la disonancia de una estraña-familiaridad, valorizan la negatividad en detrimento de una filosofía positiva cuyas luces pueden conducir a la absoluta ceguera totalitária. La apuesta aquí reside en la posibilidad de que ese movimiento restituya una tragicidad que resista dejarse llevar por los anseos de dominación y comodidad representativa tan próximos a la razón instrumental e, con ella, a discursos de intolerancia para con las diferencias.-
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EticaEsteticaAlteridade.pdf391,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons