Estudo do "Ages and Stages Questionnaires" com cuidadores de crianças institucionalizadas

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2014-12

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CRUZ, Edson Júnior Silva da; DIAS, Greicyani Brarymi; PEDROSO, Janari da Silva. Estudo do "Ages and Stages Questionnaires" com cuidadores de crianças institucionalizadas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 3, p. 411-420, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusf/v19n3/05.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712014019003004>.

DOI

Este estudo explorou o conhecimento de cuidadoras sobre o desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional com um instrumento de triagem. Participaram deste estudo quatro crianças na faixa etária de 5 anos de idade e as cuidadoras responsáveis. O instrumento utilizado foi o Ages and Stages Questionnaires, que contém 21 questionários que envolvem seis áreas de desenvolvimento. Os resultados revelaram que a comunicação foi uma das áreas pouco pontuadas pelas crianças. Suas principais dificuldades estão em verbalizar e se concentrar nas tarefas propostas. A área da coordenação motora ampla, que envolve, entre outras coisas, o correr e pular, incentivada pelo próprio ambiente da instituição, foi considerada dentro das expectativas para o desenvolvimento e recebeu pontuação máxima de acordo com o ASQ-3. As cuidadoras como pessoas de referência para as crianças, foram essenciais para aplicação do ASQ-3, que se mostrou sensível na identificação dos problemas do desenvolvimento.

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CRUZ, Edson Júnior Silva da; DIAS, Greicyani Brarymi; PEDROSO, Janari da Silva. Estudo do "Ages and Stages Questionnaires" com cuidadores de crianças institucionalizadas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 3, p. 411-420, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusf/v19n3/05.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712014019003004>.