Práticas de governo das crianças e dos adolescentes propostas pelo UNICEF e pela UNESCO: inquietações a partir das ferramentas analíticas legadas por Foucault

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2012

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LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Práticas de governo das crianças e dos adolescentes propostas pelo UNICEF e pela UNESCO: inquietações a partir das ferramentas analíticas legadas por Foucault. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, p. 52-59, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24nspe/09.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000400009>.

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O artigo em pauta é resultante de fala em mesa-redonda proferida no Colóquio Internacional Michel Foucault, a judicialização da vida, realizado, em outubro de 2011, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O texto ora descrito é parte de análises realizadas há anos em pesquisas documentais, com as ferramentas de Michel Foucault, com relatórios de agências multilaterais ligadas ao sistema Nações Unidas, em especial, UNICEF e UNESCO, no Brasil. Buscamos interpelar estas práticas e descrever como as mesmas são prescritivas de conduta e são estratégias de governo neoliberal, articulando a promoção, defesa e garantia de direitos à economia política, em nome da defesa da vida e da construção da paz e segurança mundial.

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LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Práticas de governo das crianças e dos adolescentes propostas pelo UNICEF e pela UNESCO: inquietações a partir das ferramentas analíticas legadas por Foucault. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, p. 52-59, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24nspe/09.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000400009>.