Concepção de criança na pós-modernidade

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2007-06

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PIMENTEL, Adelma; ARAÚJO, Lucivaldo da Silva. Concepção de criança na pós-modernidade. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 184-193, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n2/v27n2a02.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932007000200002>.

DOI

O artigo apresenta uma perspectiva sintética da concepção de criança, pontuando questões relacionadas à pós-modernidade e ao problema da violência sexual intrafamiliar, o que faz parte da revisão bibliográfica para a elaboração de dissertação do Mestrado em Psicologia Clínica e Social da UFPA. As reflexões são articuladas através dos pontos de vista da Psicologia e da terapia ocupacional, pois a primeira é a base do nosso mestrado, e a segunda, do campo de atuação. O pensamento pós-moderno valoriza o singular e o idiossincrático, assim, apreender o discurso sobre a criança nos remete à importância de compreender o que elas próprias pensam e sentem sobre a sua condição infantil. A Psicologia da qual nos valemos oferece, para as análises, o conceito de nutrição psicológica, que diz respeito ao provimento, pelos cuidadores, de alimentos positivos capazes de permitir à criança desenvolver-se de modo criativo e saudável; além desse conceito, a terapia ocupacional apresenta o de atividades expressivas.

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PIMENTEL, Adelma; ARAÚJO, Lucivaldo da Silva. Concepção de criança na pós-modernidade. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 184-193, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n2/v27n2a02.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932007000200002>.