Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário

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2009

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KHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 144-152, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n1/19.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019>.

DOI

Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.

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KHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 144-152, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n1/19.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019>.