Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7209
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | dic-2015 |
Autor(es): | GURGEL, Walldiney Pedra GOMES, Luiz Moreira FERREIRA, Fernanda Carla Lima GESTER, Rodrigo do Monte |
Título : | Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: um software para investigação em física forense |
Otros títulos : | Speed calculations for traffic accidents: a software for research in Forensic Physics |
Citación : | GURGEL, W. P. et al. Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: um software para investigação em física forense. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 4305-1-4305-10, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n4/0102-4744-rbef-37-4-4305.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173741966>. |
Resumen: | Neste trabalho apresentamos e validamos o software Speed Calculations for Traffic Accidents (SCTA). Este aplicativo é voltado para a perícia forense e segue um protocolo que possibilita ao perito criminal, mesmo aquele sem formação em física, estimar as velocidades de veículos envolvidos em colisões e atropelamentos no trânsito. SCTA utiliza conceitos básicos de mecânica clássica, considera diferentes coeficientes de atrito e leva em conta as avarias e as características dos veículos envolvidos. Isso permite determinar as velocidades nas mais distintas situações de acidente. O software segue uma filosofia open source, possibilitanto implementar novas situações de acidentes. Finalmente, como dados de entrada, SCTA depende apenas de poucas medidas realizadas no momento do levantamento pericial. Isso evita observações desnecessárias, otimiza e assegura confiabilidade da perícia forense. |
Resumen : | In this paper we present and evaluate the Speed Calculations software for Traffic Accidents (SCTA). This application is designed for forensic studies and follows a protocol that allows the expert in crime scene analysis, even one that has no knowledge of physics, to estimate vehicle speeds involved in collisions and pedestrian accidents. SCTA uses basic concepts of classical mechanics, employs different coefficients of friction and takes into account the damage and the characteristics of the vehicles involved. This allows to determine the speeds in various accident situations. The software follows an open source philosophy, allowing implementation of new accident scenarios. Finally, as input data, SCTA needs only a few measurements performed by an expert. This avoids unnecessary scene observation and, optimizes and ensures reliability of forensic expertise. |
Palabras clave : | Medição Velocidade Veículos a motor Laudos periciais Acidentes de trânsito Física forense |
Series/Report no.: | Revista Brasileira de Ensino de Física |
ISSN : | 1806-9126 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - FACFIS/ICEN |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CalculoVelocidadesAcidentes.pdf | 10,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons