Estudo da expressão das proteínas Twist1, Kai1 e E-Caderina em amostras de câncer de pênis, de pacientes atendidos em um hospital de referência do estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-11-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

BATISTA, Lecildo Lira. Estudo da expressão das proteínas Twist1, Kai1 E E-Caderina em amostras de câncer de pênis, de pacientes atendidos em um hospital de referência do estado do Pará. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Pesquisas em Oncologia, Belém, 2015. Programa de Pós Graduação em Oncologia e Ciências Médicas.

DOI

O câncer de pênis é uma doença rara em nações desenvolvidas, sendo mais comum em regiões em desenvolvimento figurando como um importante problema de saúde pública, por ter um caráter mutilante, que pode acarretar problemas psicológicos e sociais ao paciente acometido. O fator prognóstico mais importante do câncer de pênis é o comprometimento linfonodal e a presença de metástases à distância. Os pacientes que apresentam estas características raramente sobrevivem por cinco anos. Por outro lado, nos estadios iniciais da doença o prognóstico é bom, obtendo-se cura na maioria dos casos. Na busca por indicadores prognósticos mais confiáveis, inúmeros genes/proteínas associados à carcinogênese peniana têm sido avaliados vislumbrando um melhor entendimento deste processo, para que métodos mais precisos de diagnósticos identifiquem os pacientes com doenças mais agressivas e de modo mais confiável, e permitindo um tratamento primário mais eficaz e uma maior sobrevida. Algumas classes de marcadores epiteliais e mesenquimais têm sido utilizadas para determinar a presença de transição epitélio mesenquimal em tecidos neoplásicos. Essas classes abrangem proteínas de superfície como a E-caderina, e marcadores do citoesqueleto, como vimentina, β-catenina e fatores de transcrição como Snail, Slug e Twist1. Com este enfoque, realizamos um estudo retrospectivo, onde foram analisados um total de 109 pacientes do Hospital Ophir Loyola, no período de janeiro 2012 a novembro 2014. Foi investigada a expressão proteica do Twist1, Kai1 e E-caderina em tecidos de pênis com lesões benignas e malignas, buscando evidenciar o padrão de imunorreatividade destas, assim como correlacionar este padrão quanto às características de progressão e invasão do câncer de pênis bem como características clínico-patológicas deste tumor. Em relação a E-caderina, 48,6% dos pacientes com câncer de pênis apresentavam expressão reduzida ou ausente. Não houve associação da expressão diminuida da E-caderina com outros fatores clínicos ou patológicos, tendo este resultado significado estatistico A expressão aumentada do Twist1 também não esteve associada com fatores clínicos ou patológico, bem como o KAI1. Houve relação estatística entre diminuição de expressão E-caderina e Twist1. Obtivemos um resultado inconclusivo da entre a expressão diminuída de E-caderina e Kai1, e não houve significância estatística da análise entre as proteínas Twist1 e Kai1.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BATISTA, Lecildo Lira. Estudo da expressão das proteínas Twist1, Kai1 E E-Caderina em amostras de câncer de pênis, de pacientes atendidos em um hospital de referência do estado do Pará. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Pesquisas em Oncologia, Belém, 2015. Programa de Pós Graduação em Oncologia e Ciências Médicas.