SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

06-08-2012

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

CUNHA, Ana Lygia Almeida. Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização. 2012. 256 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7429>. Acesso em:.

DOI

Este trabalho inscreve-se entre os estudos da Linguística Aplicada e tem como objetivo identificar ações mediadoras desempenhadas por alunos da turma de 2007 do Curso de Especialização Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa por meio da interpretação de mensagens postadas nas discussões do fórum de discussão. Durante os trabalhos desenvolvidos no período de oferta da primeira disciplina, Pragmática Linguística, a constatação de que alguns alunos da turma de 2007 atuavam como mediadores, ao interagir com os colegas, levou à realização da presente pesquisa, que consistiu na investigação das condições que podem fazer do aluno um mediador, contribuindo, assim, para o estudo da mediação semiótico-pedagógica que se dá em contexto online. Partindo-se da noção de mediação de Vygotsky (1967/2008), buscou-se, em trabalhos de autores interessados no estudo das condições em que se realiza o ensino-aprendizagem online e na interação por meio do fórum – como Gunawardena (1999), Garrison e Anderson (2003), Pallof e Pratt (2004), Coffin et al. (2005, 2006), Celani e Collins (2006), Collins (2008), Coll e Monereo (2010), Monereo e Pozo (2010), entre outros – subsídios teóricos para a interpretação das mensagens postadas por alunos mediadores, com base na orientação da hermenêutica de Ricoeur (2002, 2006, 2009), para quem as ações expressas em textos escritos podem tornar-se objeto da ciência. Às considerações às quais levou a pesquisa indicam a importância do fórum como um espaço privilegiado para a mediação feita por alunos com relação a seus colegas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA

País

Brasil

Instituição

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sigla da Instituição

PUC-SP

Instituto

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte - FAFICLA/PUC-SP

Programa

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PEPG-LAEL/PUC-SP

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country