SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Desafios da biblioteca pública na era da informação: estudo comparativo realizado no Porto, Portugal, e em Belém, Brasil

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

01-01-2013

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

ARRUDA, Maria Izabel Moreira. Desafios da biblioteca pública na era da informação: estudo comparativo realizado no Porto, Portugal, e em Belém, Brasil. 2013. 301 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Porto, 2013. Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7434>. Acesso em:.

DOI

Estudo comparativo de bibliotecas públicas situadas no Porto, em Portugal, e em Belém do Pará, no Brasil, a fim de investigar a sua permanência, em virtude do impacto causado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na era da informação. Para isso, analisa a mediação praticada nas bibliotecas, caracterizando-a conforme o modelo adotado, custodial ou pós-custodial. Utiliza o método científico quadripolar, com aplicação da estratégia de estudo de caso, técnica de observação, entrevistas e análise de relatórios. Pretende analisar as estratégias que serão utilizadas para assegurar o futuro das bibliotecas públicas. Constata que essas instituições têm um importante papel como espaço público e ponto de encontro da comunidade. Os resultados da pesquisa realçam o valor da biblioteca pública enquanto instituição social que reúne pessoas de todas as idades, gênero, situação social, intelectual e outras, democraticamente, promovendo o acesso à informação demandada, com a utilização de suportes impressos e eletrônicos. A mediação tradicional ainda é utilizada juntamente com a mediação digital, que se encontra em fase inicial nas bibliotecas investigadas, com exceção de duas bibliotecas que ainda utilizam somente a mediação tradicional, ou seja, o modelo custodial de mediação. É recomendada a capacitação dos mediadores para a intensificação da mediação digital, o uso dos serviços nas redes sociais com a utilização das ferramentas da web 2.0 e o aperfeiçoamento do catálogo eletrônico. O acesso à Internet deve ser oferecido com melhor qualidade tanto aos usuários, quanto aos mediadores. A mediação digital é apontada como um dos fatores que possibilitará a continuação da instituição biblioteca pública enquanto espaço de sociabilidade.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Portugal

Instituição(ões)

Universidade do Porto

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

U.Porto

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/70717