Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7736
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 30-Mar-2012 |
metadata.dc.creator: | COSTA JUNIOR, José Maria Teixeira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SAMPAIO, Valzeli Figueira |
Title: | Cidades em games: poéticas urbanísticas no espaço de jogo |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | COSTA JÚNIOR, José Maria Teixeira da. Cidades em games: poéticas urbanísticas no espaço de jogo. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7736>. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os espaços urbanos de videogames, tratados aqui pelo termo cidades em games, a partir da análise de sua manifestação como modelos a serem utilizados pela disciplina do urbanismo como campo de estudos visuais e análises de dados urbanísticos. Como o urbanismo, em suas formas técnicas de pesquisa e projeto de formas urbanas, é utilizado pelo desenvolvimento de games, acreditamos que haja uma troca de conteúdo muito importante para o futuro destas duas áreas do conhecimento. Por isso partimos da análise conceitual e teórica baseadas na endoestética, proposta por Claudia Giannetti e por um deslocamento teórico utilizando os elementos da imagem da cidade de Kevin Lynch em relação ao videogame Grand Theft Auto, onde podemos comprovar a existência de todas estas relações. |
Abstract: | The work of this dissertation has as its object of study the urban spaces of vídeo games, called here by the word cities in games, from the analysis of its manifestation as models to be used by the discipline of urbanism as a field of visual studies and analyzes urban data. Such as urban planning, in its forms of technical research and design of urban forms, is used for game development, we believe there is an exchange of content very important for the future of these two areas of knowledge. So we start from the conceptual and theoretical analysis based on endoestética proposed by Claudia Giannetti and a theoretical shift using the elements of the city's image of Kevin Lynch in relation to the video game Grand Theft Auto, where we can prove the existence of all these relations. |
Keywords: | Arte contemporânea Artes visuais Urbanismo Ciberarte Endoestética Vídeo games Jogos eletrônicos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Arte |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CidadesGamesPoeticas.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License