SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia

Imagem de Miniatura

Data

13-02-2012

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

RODRIGUES, Társilla Castro. Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da proposta metodológica de ensino coletivo de violino e viola do Programa Cordas da Amazônia. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7740. Acesso em:.

DOI

Estudos sobre o ensino coletivo de cordas friccionadas estão cada vez mais em evidência no contexto da educação musical no Brasil, mas revelam ser esta uma vertente ainda em fase exploratória. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia. E como objetivos específicos descrever a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Programa Cordas da Amazônia, investigar o processo de ensino-aprendizagem dos instrumentos violino e viola por meio da aplicação da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do referido Programa e identificar na Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia aspectos que caracterizam o ensino coletivo. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo da referida Proposta Metodológica e utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical nos instrumentos Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos com a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical de Violino e Viola na aplicação da Proposta Metodológica foram organizados e analisados a partir do programa estatístico Microsoft Office Excel, foram computados e descritos em forma de gráfico para a análise descritiva. Os resultados encontrados na presente pesquisa a partir da análise descritiva revelaram o valor do ensino coletivo para a expansão do alcance do ensino de instrumentos de cordas friccionadas, entendendo que o ganho do estudo em grupo se estende para a vida e no aprendizado do instrumento pode se tornar um início para uma carreira musical promissora. Também indica possibilidades e oportunidades para elaboração de ações, no sentido de mobilização de políticas públicas para viabilização de ensino musical de qualidade nas escolas do Brasil.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Arte

Programa

Programa de Pós-Graduação em Artes

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI