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dc.creatorROSENDO, Alexandre da Conceição-
dc.date.accessioned2017-03-08T15:41:26Z-
dc.date.available2017-03-08T15:41:26Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.identifier.citationROSENDO, Alexandre da Conceição. Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829-
dc.description.abstractThis paper purposes the comprehension and reflection on which manner occurs the corporal training of the scenic chorus of parades of the G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, through the carnival plots which compose its “amazonic triad”, such as: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu” (1998); ii “Manôa – Manaus – Amazônia - Terra santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” (2004) as well as; iii “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens ao Meio do Mundo” (2008). Considering the existence of a recreated, modernized and stylized mythology in those parades, I analyze the creation process engaged, also through the scenic arts, in order to institute “spetacularization” in popular culture. Therefore, I feature the valorization and conversion process of amazonic culture in the parades of a G.R.E.S., precisely in Beija-Flor de Nilópolis. Assuming the Amazon as core, I analyze the definitions of myth and cosmogony, reflecting on amazonic culture, which has its legends, myths and imaginary transferred from its current reality and nature, and also converted through the process of corporal training into the work of the performers, who compose the parades. From this process, results the charming phenomenon of Carnival in Rio de Janeiro. Finally, this paper also tackles on the issue of theatricalization of Carnival as a basis to the establishment of the staging in the parades, as well as a process of conception of a “carnival show”.pt_BR
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROM-
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCultura amazônicapt_BR
dc.subjectCosmogonia amazônicapt_BR
dc.subjectComposição teatralpt_BR
dc.subjectCorpo cênicopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectBeija-Flor de Nilópolis (Escola de Samba)pt_BR
dc.titleRecriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7933979735753261pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a entender e refletir de que maneira ocorre a preparação corporal do corpo cênico dos desfiles do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, a partir dos enredos que compuseram a “tríade amazônica”, os quais sejam: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu” (1998); ii “Manôa – Manaus – Amazônia - Terra santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” (2004) e; iii “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens ao Meio do Mundo” (2008). Partindo do pressuposto que exista nesses desfiles uma mitologia recriada, atualizada e estilizada, analiso o processo de criação empreendido, também pelas artes cênicas, de forma a instaurar uma espetacularização da cultura popular. Para tanto, retrato o processo de valorização e conversão da cultura amazônica nos desfiles de um G.R.E.S., precisamente na Beija-Flor. Tendo a Amazônia como mote, analiso a definição de mito e cosmogonia, refletindo acerca da cultura amazônica, que tem suas lendas, mitos e imaginário trasladados de sua realidade e natureza correntes e convertidos pelo processo de preparação corporal no trabalho dos atuantes, componentes dos desfiles. Desse processo resulta o fenômeno encantatório dos desfiles de G.R.E.S. na cultura do Carnaval carioca. Esse trabalho discute ainda a teatralização do Carnaval como fundamentação para as encenações nos desfiles e o processo de concepção do espetáculo carnavalesco.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
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