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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | MARIA, João Leno Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-16T15:58:45Z | - |
dc.date.available | 2017-03-16T15:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MARIA, João Leno Pereira de. Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7879 | - |
dc.description.abstract | Literature and cinema, sign production, whose relation becomes possible because (among other many possibilities) of Visuality printed in both textual modes, allows the literary text transformation movies. Today is not that the film uses other gear or other signs for the construction, reconstruction, creation and filmic recreation. In contemporary times, this process is called of intersemiotic translation, is so unusual: If before the cinema if value of literature as hipotexto, this time, the literature is the cinema for its creation-verbal narrative. Our corpus analysis of the films will be "cute but ordinary", directed by JB de Carvalho, Braz Chediak and Moacir Goes, based on the play's namesake playwright Nelson Rodrigues. | pt_BR |
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dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Cinema e literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 | pt_BR |
dc.subject | Bonitinha, mas ordinária | pt_BR |
dc.title | Cinema e literatura: o trânsito intersemiótico em “Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Joel Cardoso da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6918547599708778 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SOUZA, José Afonso Medeiros | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6045766440369156 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2904541920596965 | pt_BR |
dc.description.resumo | A literatura e o cinema, campos de produção sígnica distintos, cuja relação torna-se possível em virtude (entre tantas possibilidades) da visualidade impressa em ambas as modalidades textuais, permite ao texto literário a sua transformação em películas. Não é de hoje que o cinema se utiliza de outras artes ou outros signos para a construção, reconstrução, criação e recriação fílmica. Na contemporaneidade, esse processo a que se convencionou chamar de tradução intersemiótica ocorre de forma incomum: se antes o cinema se valia da literatura como hipotexto, desta vez, a literatura vale-se do cinema para sua criação narrativo-verbal. Nosso corpus de análise será os filmes “Bonitinha, mas ordinária”, dirigido por J.B. de Carvalho, Braz Chediak e Moacir Góes, baseados na peça teatral homônima do dramaturgo Nelson Rodrigues. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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