SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-06-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

ROSÁRIO, Rosana Lobo. Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936. Acesso em:.

DOI

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo teórico-prático para estabelecer conexões entre os exercícios do ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa, no que se refere ao ballet, encontram-se em Bertoni (1992), Caminada e Aragão (2006), Minden (2005) e Vaganova (1969); no que se refere ao método GYROKINESIS®, em Campbell e Milles (2006) e Renha (2010); sobre consciência corporal utilizo Vianna (2005), e na área de educação somática, Feldenkrais (1977), Fortin (1998 e 1999), Hanna (1986) e Strazzacappa (2009 e 2012). O recurso metodológico utilizado neste estudo foi a pesquisa-ação com os participantes do projeto de extensão Conexões: os fundamentos do Ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os colaboradores deste estudo são alunos e ex-alunos dos cursos técnico e de licenciatura em dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Os encontros foram realizados duas vezes na semana com duração de noventa minutos cada. As fontes de investigação utilizadas foram o registro através de fotos, vídeos, depoimentos e relatos dos participantes. Através da análise das conexões experimentadas, vislumbra-se a possibilidade do ensino da técnica do ballet mais integrado com o potencial e os limites do indivíduo, contrapondo ao ensino rígido e exaustivo.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

ROSÁRIO, Rosana Lobo. Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936. Acesso em:.