Três legendas de Jayme Ovalle: contribuições para o estudo e técnica do piano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-06-14

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

CANTÃO, Felipe Novaes. Três legendas de Jayme Ovalle: contribuições para o estudo e técnica do piano. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7937. Acesso em:.

DOI

Esse trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico das obras musicais “I. Legenda Op. 19”, “II. Legenda Op. 22” e “III. Legenda Op. 23”, todas escritas para piano solo pelo compositor paraense Jayme Ovalle. Visa o estudo, a análise e a divulgação de uma particularidade da música erudita paraense para piano composta no século XX, colaborando com a bibliografia sobre o assunto. Com a abordagem analítica de John D. White, procura-se investigar as estruturas e formas de cada Legenda bem como os procedimentos composicionais adotados e como o referido compositor os desenvolve. De acordo com estudo analítico, também se pretende verificar as habilidades técnicas que as obras analisadas podem proporcionar aos interpretes e alunos de piano, focalizando os níveis de ensino básico, intermediário e avançado, como encontrados no estudo de Marienne Uszler e Ingrid Barancoski.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

CANTÃO, Felipe Novaes. Três legendas de Jayme Ovalle: contribuições para o estudo e técnica do piano. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7937. Acesso em:.