Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas-
dc.date.accessioned2017-03-21T14:34:33Z-
dc.date.available2017-03-21T14:34:33Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas. Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7942. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7942-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the dynamics of inclusion of students with Developmental Disorders and Learning Disabilities in Music Education Program Strings Amazon (PCA) Music’s School of the Federal University of Pará - EMUFPA, and described the process of inclusion of this Program the type known and developed in the same inclusion. Was substantiated with theoretical assumptions about inclusion, on music education, on music education inclusive, Disorders of Human Development and Learning Difficulties. It was performed a systematic review of the researchers who have published on the Strings Program Amazon as well as the Brazilian and international legal provisions on ensuring rights and inclusion of people with special educational needs. It was a qualitative, descriptive study. Data were collected through literature, documentary and semi-structured interviews were conducted with (a) PCA coordinator, (b) a technician, and (c) a student selected from established criteria. The results were computerized, organized and described in charts for descriptive analysis. The results showed that the steps that students spend, ensuring access for all to education as predisposing legislation. The PCA promotes inclusive music education with students diagnosed with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder, Autism, Down Syndrome, Dyslexia and Learning Disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-21T14:34:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoMusicalInclusao.pdf: 2294653 bytes, checksum: 7919e20ab6f939f04a8488b1459061c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-21T14:34:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoMusicalInclusao.pdf: 2294653 bytes, checksum: 7919e20ab6f939f04a8488b1459061c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-21T14:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EducacaoMusicalInclusao.pdf: 2294653 bytes, checksum: 7919e20ab6f939f04a8488b1459061c5 (MD5) Previous issue date: 2013-06-27en
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectInclusão musicalpt_BR
dc.subjectPrograma Cordas da Amazônia (PCA)pt_BR
dc.subjectTranstornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musicalpt_BR
dc.subjectEscola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA)pt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleEducação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9902320223569217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578667210539347pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão, sobre educação musical, sobre educação musical inclusiva, sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (a) o coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EducacaoMusicalInclusao.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons