Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8020
Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2015
Autor(es): SOUSA, Rodolfo Meireles de
Primeiro(a) Orientador(a): OLIVEIRA, Marilucia Barros de
Título: Uma proposta de uso do procedimento Webquest no Programa de Atendimento de Alunos com Indicativo de Altas Habilidades/Superdotação em Língua portuguesa
Agência de fomento: 
Citar como: SOUSA, Rodolfo Meireles de. Uma proposta de uso do procedimento Webquest no programa de atendimento de alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação em Língua portuguesa. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
Resumo: A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção no contexto das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa realizadas como estratégias de Enriquecimento no Programa de Atendimento de Alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. A proposta consiste na utilização do procedimento Webquest como instrumento alternativo para as pesquisas escolares previstas no Programa de Altas Habilidades/Superdotação e, consequentemente, na Olimpíada de Língua Portuguesa, uma vez que esta está inserida neste contexto. A proposta prevê pesquisas na internet sobre o tema ―O lugar onde vivo‖ para produção do gênero textual crônica, ambos previstos na referida Olimpíada. Esta dissertação apresenta ainda as teorias que contribuem para o conceito e o atendimento de Altas Habilidades/Superdotação, como as concepções de inteligência de Gardner e de Sternberg e as orientações pedagógicas de Joseph Renzulli. Além disso, discutem-se, aqui, as contribuições da pesquisa escolar e na internet para o ensino-aprendizagem nas escolas e no âmbito do Programa de Atendimento de Alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. A proposta concretiza-se na proposição da WQ, observando as orientações de Dodge (1995) sobre pesquisa orientada.
Abstract: This dissertation presents a proposal for intervention in the context of the workshops of the Portuguese Language Olympiad formulated as enrichment strategies in the Student Care Program with indicators of High Abilities / Giftedness. The proposal is to use the Webquest procedure as an alternative tool for school research foreseen in the High Abilities / Giftedness program and consequently the Portuguese Language Olympiad, since this is inserted in this context. The proposal provides internet searches on "The place where I live" for the production of chronic genre, both provided in said Olympics. This thesis also presents theories that contribute to the concept and the care of highly talented / gifted students, as Gardner intelligence concepts, Sternberg and pedagogical guidance of Joseph Renzulli. In addition, are discussed here the contributions of scholarly research and the Internet for teaching and learning in schools and in the Student Care Program with indicators of highly talented / gifted students. The proposal achieves on the proposition of the WQ, watching the Dodge guidelines (1995) on targeted research.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Educação especial
Olimpíada de Língua Portuguesa
Webquest
Programa de Atendimento de Alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PropostaUsoProcedimento.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons