Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8135
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 29-abr-2015 |
Autor(es): | CASTRO, Tatiana da Silva |
Primer Orientador: | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
Título : | Efeito do ensino de estratégias de compreensão oral na autonomia de alunos |
Citación : | CASTRO, Tatiana da Silva. Efeito do ensino de estratégias de compreensão oral na autonomia de alunos. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
Resumen: | A compreensão oral é uma das habilidades pela qual os aprendentes encontram maiores dificuldades em línguas estrangeiras, sendo que poucos trabalhos versam sobre como incrementar a sua aprendizagem. O propósito desta pesquisa é investigar o processo de ensino de estratégias de aprendizagem e seus efeitos na proficiência e autonomia de alunos de inglês no que diz respeito à compreensão oral. O embasamento teórico deste estudo respalda-se essencialmente nas contribuições de Oxford (1990), O‟Malley e Chamot (1990), Cohen (1998), Little (1991), Scharlé e Szabó (2000), Benson (2011), Magno e Silva (2012), Hedge (2000), Brown (2007) e Ur (2012) dentre outros. O contexto de realização deste experimento é o dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras – CLLE da Universidade Federal do Pará - UFPA. Uma pesquisa-ação foi desenvolvida, utilizando como ferramentas para a coleta de dados um questionário, fichas de exercícios e uma entrevista. A análise dos dados procedentes das ferramentas utilizadas demonstra uma melhora significativa no desempenho das aprendentes na habilidade de compreensão oral ao longo das atividades propostas e também no teste realizado ao final do semestre. Observei ainda a apropriação de certas estratégias ensinadas ao longo do semestre, além de indícios de autonomia nas mudanças de atitude das aprendentes em relação à incorporação das estratégias ensinadas e prática da compreensão oral fora de sala de aula. |
Resumen : | Listening comprehension is one of the skills in which learners have more difficulties in foreign language and only a few studies deal with how to enhance its learning. This research aims at investigating the teaching process of learning strategies and its effects on students‟ proficiency and autonomy concerning the listening comprehension. The theoretical basis of this study lies essentially on the contributions of: Oxford (1990), O‟Malley e Chamot (1990), Cohen (1998), Little (1991), Scharlé e Szabó (2000), Benson (2011), Magno e Silva (2012), Hedge (2000), Brown (2007) e Ur (2012) among others. The context where this experiment took place is Cursos Livres de Línguas Estrangeiras – CLLE at the Federal University of Pará. An action research was developed; the research instruments used were a questionnaire, classroom exercises sheets, and an interview. The analysis of data shows a meaningful improvement in the students listening performance along the proposed activities and also in the test completed in the end of the semester. I also observed the appropriation of some strategies taught along the semester and autonomy evidence in learners‟ changing attitudes concerning the incorporation of strategies taught and listening comprehension practice outside classroom. |
Palabras clave : | Lingüística Língua inglesa - Estudo e ensino Compreensão oral Estratégias de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EfeitoEnsinoEstrategias.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons