Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Tatiana da Silva-
dc.date.accessioned2017-04-10T15:01:50Z-
dc.date.available2017-04-10T15:01:50Z-
dc.date.issued2015-04-29-
dc.identifier.citationCASTRO, Tatiana da Silva. Efeito do ensino de estratégias de compreensão oral na autonomia de alunos. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8135-
dc.description.abstractListening comprehension is one of the skills in which learners have more difficulties in foreign language and only a few studies deal with how to enhance its learning. This research aims at investigating the teaching process of learning strategies and its effects on students‟ proficiency and autonomy concerning the listening comprehension. The theoretical basis of this study lies essentially on the contributions of: Oxford (1990), O‟Malley e Chamot (1990), Cohen (1998), Little (1991), Scharlé e Szabó (2000), Benson (2011), Magno e Silva (2012), Hedge (2000), Brown (2007) e Ur (2012) among others. The context where this experiment took place is Cursos Livres de Línguas Estrangeiras – CLLE at the Federal University of Pará. An action research was developed; the research instruments used were a questionnaire, classroom exercises sheets, and an interview. The analysis of data shows a meaningful improvement in the students listening performance along the proposed activities and also in the test completed in the end of the semester. I also observed the appropriation of some strategies taught along the semester and autonomy evidence in learners‟ changing attitudes concerning the incorporation of strategies taught and listening comprehension practice outside classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-10T15:01:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoEstrategias.pdf: 1301752 bytes, checksum: 89bc0e2323861b4dd2257add3e893f1b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-10T15:01:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoEstrategias.pdf: 1301752 bytes, checksum: 89bc0e2323861b4dd2257add3e893f1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-10T15:01:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoEstrategias.pdf: 1301752 bytes, checksum: 89bc0e2323861b4dd2257add3e893f1b (MD5) Previous issue date: 2015-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLingüísticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompreensão oralpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleEfeito do ensino de estratégias de compreensão oral na autonomia de alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967842212183125pt_BR
dc.description.resumoA compreensão oral é uma das habilidades pela qual os aprendentes encontram maiores dificuldades em línguas estrangeiras, sendo que poucos trabalhos versam sobre como incrementar a sua aprendizagem. O propósito desta pesquisa é investigar o processo de ensino de estratégias de aprendizagem e seus efeitos na proficiência e autonomia de alunos de inglês no que diz respeito à compreensão oral. O embasamento teórico deste estudo respalda-se essencialmente nas contribuições de Oxford (1990), O‟Malley e Chamot (1990), Cohen (1998), Little (1991), Scharlé e Szabó (2000), Benson (2011), Magno e Silva (2012), Hedge (2000), Brown (2007) e Ur (2012) dentre outros. O contexto de realização deste experimento é o dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras – CLLE da Universidade Federal do Pará - UFPA. Uma pesquisa-ação foi desenvolvida, utilizando como ferramentas para a coleta de dados um questionário, fichas de exercícios e uma entrevista. A análise dos dados procedentes das ferramentas utilizadas demonstra uma melhora significativa no desempenho das aprendentes na habilidade de compreensão oral ao longo das atividades propostas e também no teste realizado ao final do semestre. Observei ainda a apropriação de certas estratégias ensinadas ao longo do semestre, além de indícios de autonomia nas mudanças de atitude das aprendentes em relação à incorporação das estratégias ensinadas e prática da compreensão oral fora de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EfeitoEnsinoEstrategias.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons