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Structural assessment of a RC Bridge over Sororó river along the Carajás railway

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01-04-2015

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Contido em

Revista IBRACON de Estruturas e Materiais

Citar como

MATOS, José Cristino Lima de et al. Structural assessment of a RC Bridge over Sororó river along the Carajás railway. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 140-163, mar./abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952015000200140&lng=pt&nrm=iso> ; <http://www.scielo.br/pdf/riem/v8n2/pt_1983-4195-riem-08-02-00140.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952015000200006>.

DOI

A ferrovia Carajás é operada pela Vale SA e é utilizada para transportar a produção brasileira de minério de ferro da mina localizada no estado do Pará até o porto de Itaqui no estado do Maranhão. Com 892 km de comprimento, a ferrovia será duplicada devido à perspectiva de aumento da produção, o que requer a verificação das estruturas de suas pontes visando garantir a segurança sob carregamento até 23% maior que o atual. A ponte ferroviária em concreto armado apresenta cinco vãos hiperestáticos com 25 m de comprimento cada e foi construída sobre o rio Sororó, na região sudeste do Estado do Pará. Para melhor avaliar seu desempenho estrutural sob carregamentos atuais, diversos elementos estruturais foram monitorados com extensômetros elétricos de resistência e o concreto foi caracterizado através de ensaios não destrutivos e destrutivos na estrutura. Estas informações foram empregadas em um modelo computacional para auxiliar na estimativa do comportamento estrutural futuro. A metodologia mostrou-se satisfatória, assim como o desempenho estimado da estrutura para os futuros carregamentos, atendendo às recomendações das normas técnicas brasileiras.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

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